fachada-da-estac3a7c3a3o-by-leandro-farchiQuestões como “Para que fazemos Arte hoje? Para quem e como? Como as Artes interferem na cultura do século XXI? Como podemos estabelecer, através das Artes, relações mais humanas num panorama cada vez mais individualista e agressivo?, impulsionaram a equipe de trabalho da Cooperativa Paulista de Teatro – Interior/Campinas (CPTI), formada por Cassiane Tomilhero, Mariana Dias, Milena Machado e Tiche Vianna, a realizar encontros com pensadores e artistas, denominados “Reflexões Propositivas”, buscando, justamente, encontrar novos caminhos e maneiras de ação numa sociedade carente de relações saudáveis.

Os encontros serão realizados nos meses de junho, julho e agosto de 2015, tendo como ponto de partida a ideia de que Arte, Ética e Cultura formam um triângulo-base para reflexões mais profundas acerca das relações contemporâneas.

O primeiro encontro, chamado “O papel das artes na cultura do século XXI”, acontece nesta quinta-feira, 25, a partir das 19h30, na Estação Cultura, e irá abordar o papel da Cultura na sociedade atual, como ela influencia os modos de vida das populações e como e onde as Artes interferem nesse cotidiano. Para debater o assunto, o encontro terá a participação de Mariana Chaguri (Professora Doutora do Departamento de Sociologia da Unicamp), Tiche Vianna (Diretora Teatral / Barracão Teatro / Vice-presidenta da Cooperativa Paulista de Teatro) e a colaboração de Alexandre D’Avila.

Neste mesmo dia, haverá o lançamento do Projeto Placca – Plataforma de Cooperação Cultural e Artística, projeto destinado aos cooperados da CPTI, que visa ampliar as vias de colaboração entre os artistas e produtores culturais do interior do estado de São Paulo, através do compartilhamento de serviços e materiais. O projeto poderá servir de base para grupos que se interessem em estabelecer relações de troca, empréstimo, doação, ou seja, que não são necessariamente pautadas pelo dinheiro.

A entrada é gratuita e os encontros são abertos à população em geral. (Carta Campinas com informações de divulgação)

REFLEXÕES PROPOSITIVAS
Realização: Cooperativa Paulista de Teatro – Interior/Campinas
Colaborador: Alexandre D´Ávila
Apoio: Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura / Secretaria de Cultura / Prefeitura Municipal de Campinas
Data: 25 de junho de 2015
Horário: 19h30
Local: Estação Cultura
Entrada gratuita