Duo Barboza-Zanon_Foto_Samuel Huh_025No próximo dia 26 de junho, sexta-feira, às 20h, o Sesi Campinas Amoreiras recebe a apresentação do Duo Barboza-Zanon, com concerto que celebra seus 30 anos de atividade e traz os grandes momentos em repertório para flauta e violão.

O programa celebra 30 anos de um dos mais destacados grupos de câmara do Brasil, traçando uma linha que atravessa os grandes momentos do repertório de flauta e violão: do estilo barroco de Johann Sebastian Bach (1685-1750), em progressão para o clássico italiano de Mauro Giuliani (1781-1829), passando pela raiz brasileira de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e pelo gênero romântico do século XX.

Desde o primeiro concerto, o trabalho dos artistas tem por objetivo a expansão da cultura por meio da música de câmara, levando uma seleção atraente para o ouvinte novo e tocando no mais alto padrão técnico que o público experiente espera de um grupo de reputação internacional. O repertório foi cuidadosamente elaborado para despertar a atenção às várias facetas e linguagens dentro da formação de câmara, sopro e cordas.

O duo já lançou dois CDs pelo selo britânico Meridian Records, que espelham seu interesse por ideias inovadoras e colaborações com outros músicos, em formações inusitadas.

A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Fábio Zanon – Reconhecido internacionalmente como um dos grandes violonistas da atualidade, em 1996 foi vencedor dos dois maiores concursos internacionais de violão, o “Tarrega”, na Espanha, e o GFA, nos EUA. Foi agraciado com o Prêmio Moinho Santista em 1997, Prêmio Carlos Gomes em 2005, Prêmio Bravo! em 2010 e indicado para o Grammy Latino em 2011. Já tocou nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 40 países. É professor da Royal Academy of Music em Londres desde 2008, coordenador artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão desde 2013 e autor do livro Folha Explica – Villa-Lobos. Estudou música com o pai e graduou-se pela USP, posteriormente fez sua pós-graduação na Royal Academy of Music de Londres.

* Marcelo Barboza – Respeitado pela solidez de seu trabalho orquestral e pela versatilidade como solista e camerista tornou-se, em 2010, um associado da Royal Academy of Music, em Londres. Iniciou seus estudos musicais aos sete anos e posteriormente se formou em Bacharel pela USP completando os estudos de Especialização e Mestrado na Royal Academy of Music e na Universidade de Londres. Apresentou-se no Carnegie Hall, Lincoln Center, Royal Festival Hall, Teatro Colon, entre muitas outras salas de concerto. Tem artigos sobre música brasileira publicados na Pan Magazine da Inglaterra e atualmente está concluindo seu doutorado sobre a obra de Edmundo Villani-Côrtes no Instituto de Artes da UNICAMP.

Ficha Técnica
Flauta: Marcelo Barboza | Violão: Fábio Zanon

Repertório
Sonata para flauta e baixo contínuo em Do M BWV1033 – J S Bach
Grand Duetto Concertante , op 23 – L R Legnani Mauro Giuliani
Sonata em Sol M op 1 HWV 363b G.F. Haendel
Grand Duetto Concertante op 52 Mauro Giuliani
Fantasia Brilhante sobre Carmen – F Borne

Duo Barboza-Zanon – Concerto erudito
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas/SP
Datas e horários: 26 de junho, sexta, 20h
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Gênero: música erudita
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: [email protected]
Entrada gratuita