photo by Da Pa Virada | Dani GurgelNesta quinta-feira, 2 de julho, às 20h30, no teatro Castro Mendes, será apresentado o espetáculo “Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti”, do grupo Luceros, cujo tom é dado pela fusão da dança flamenca com a música popular brasileira.

A trilha sonora é executada ao vivo enquanto o grupo interpreta corporalmente as canções, com direção e concepção cênica de Clarisse Abujamra.

O espetáculo une a dança flamenca com a música do compositor e acordeonista Toninho Ferragutti. O desafio foi proposto pelo Grupo Luceros de dança flamenca e logo aceito pelo acordeonista, nascendo, assim, o espetáculo “Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti”, com apresentações que serão realizadas em quatro cidades: Campos do Jordão, São Paulo, Santos e Campinas.

“A gente queria um flamenco que tivesse mais a nossa cara, que tivesse uma linguagem mais contemporânea e uma musicalidade mais brasileira”, explica Alessandra Kalaf, do Grupo Luceros.

O Grupo Luceros é formado pelos bailarinos brasileiros Alessandra Kalaf, André Pimentel e Priscila Grassi, todos com formação em dança flamenca no Brasil e na Espanha, além de incursões em outras áreas como balé clássico, dança contemporânea e teatro. As apresentações são realizadas pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Em Campinas, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Grupo Luceros – Com uma trajetória de 14 anos, desde 2001 o Grupo Luceros segue uma rotina de apresentações estaduais e nacionais em teatros, casas de espetáculos e festivais de dança, como convidado ou grupo principal, tendo sido premiado com o ProAC Edital, Circuito Cultural Paulista, apresentações na Virada Cultural do Estado de São Paulo e Virada Cultural Paulista, Auditório Ibirapuera e Galeria Olido, centro da dança paulistana.

* Toninho Ferragutti – Toninho Ferragutti é considerado um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas brasileiros, além de compositor e arranjador. Possui extensa participação em centenas de CDs e shows de artistas de renome, no Brasil e no exterior. Possui nove CDs gravados e foi indicado a vários prêmios.

Espetáculo “Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti”

Data: 2 de julho, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes” – Praça Côrrea de Lemos, s/nº, Campinas
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Informações: (19) 3272-9359