PMCA Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas mantém até amanhã, 2 de julho, o ônibus adaptado do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal para castrar animais de estimação (cães e gatos) no Jardim São José, região Sudoeste de Campinas. A intenção é castrar cerca de 400 animais gratuitamente.

O ônibus estará estacionado nas imediações do Centro de Saúde, das 8h às 17h. O bairro foi escolhido porque entre setembro e outubro, muitos moradores se mudarão para conjuntos habitacionais da Cohab, para que os locais das atuais moradias, que estão instaladas em áreas de risco, deem lugar a um parque linear.

“Com nossa presença na região, aproveitaremos para orientar os moradores a colocar os mascotes inadequados para adoção e, se quiserem, adotarem outros, que sejam compatíveis com as novas acomodações”, explica o diretor de Proteção e Bem-Estar Animal, o veterinário Paulo Anselmo Nunes Felippe.

Além disso, é feita a microchipagem dos animais castrados, o que nos permite monitorar cada um, tanto em termos de acompanhamento vacinal quanto nos casos de abandono. “Também colhemos material biológico para a necessidade de combater doenças diversas”, acrescenta o diretor.

Apelidado de “castramóvel” por funcionar num ônibus especial, o serviço é gratuito, incluindo o fornecimento de fármacos. Atuam seis veterinários. A equipe bate de porta em porta, verificando a existência de animais não castrados e convencendo os tutores sobre as vantagens do procedimento. Os animais são operados somente mediante concordância dos donos. (Carta Campinas com informações de divulgação)