Foto-3-A Virada Cultural Paulista 2015 acontece em Campinas nos dias 30 e 31 de maio. Na programação estão cerca de 30 atrações entre shows de música, teatro, dança, artes visuais, jogos, mágica, circo, astronomia e muita cultura popular.

As atividades acontecem em diversos pontos da cidade. No Largo do Rosário, onde acontece a programação vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, será montado um palco externo para receber a Virada. No sábado, 30, os destaques são os shows de Filipe Catto e Elza Soares, que acontecem às 21h e às 0h. Também acontece no sábado a observação da lua cheia, que será coordenada pelo astrônomo do Observatório Municipal de Campinas Julio Lobo. A observação começa a partir das 18h e se estende ao longo da noite, caso o tempo seja favorável.

No domingo, 31, o público presente no Largo do Rosário poderá participar da Dança Circular, a partir das 14h. A proposta é “formar uma roda dinâmica de interação aberta a todos”, segundo Mairany Gabriel, idealizadora do projeto. O destaque do domingo também vai para um show dos Titãs, às 18h30.

A Estação Cultura também receberá as atividades da Virada organizadas pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. No sábado, a programação musical será diversa com apresentações de Gu Siqueira e Offbeat, DJ Digão, Capa e seus grilos, Ding Dong e Batucada DezVinte, Aureluce Santos e Alabê Jazz.

No sábado, às 23h, encerrando as atividades do dia no palco da Estação Cultura, destaca-se o show de Ieda Cruz e Nêga Madame que convidam Gerson King Combo, um dos principais representantes da soul music no Brasil.

Outras atividades também acontecem na Estação no sábado, a partir das 14h, entre elas atividades de jogos, artes visuais como “Lambe-Lambe Digital”, onde o público poderá reviver a época dos fotógrafos “lambe lambe” e sair com um retrato feito à moda antiga, mas com toques de modernidade, teatro, com a apresentação do espetáculo “As presepadas de Damião”, da Damião e Cia de Teatro, apresentações de dança, mágica, com o Núcleo de Artes Mágicas, circo, com a Cia do Circo e cultura popular com o Jongo Dito Ribeiro.

No domingo, a programação continua na Estação Cultura com apresentações musicais a partir das 16h, entre elas a de Mestre Lumumba. Cantor, poeta e compositor, ele alia a força da música afro-brasileira com linguagem poética em ritmos percussivos e arranjos elétricos dançantes.

Virada-Cultural-Paulista-2015-São-PauloApresentações variadas acontecem a partir das 14h, como a da Bateria Alcalina e toda a união Altaneira, que mistura elementos de diversas manifestações carnavalescas brasileiras, criando uma festa popular de rua. O público também poderá ver a intervenção artística Bike Foguete, que traz bicicletas iluminadas e sonoras no caminho, do coletivo Nuvem Móvel, do Rio de Janeiro e participar da dança popular “Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá”. A Cia Roldana traz apresentações de teatro e a Família Burg garante a presença do circo nesse último dia de Virada.

Nos dois dias de programação na Estação Cultura haverá, a partir das 14h, Praça de Alimentação com Food Truck, culinária e bazar cultural. A programação completa na Estação Cultura pode ser vista no site da prefeitura.

Além do palco da Estação Cultura, haverá também exibição de filmes no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Serão duas sessões de cinema, uma no sábado, 30, às 22h, e uma no domingo, 31, às 17h. A entrada é gratuita. A sala comporta 40 espectadores. O filmes exibidos serão:

Dia 30 – “Um dia… e logo depois um outro” – Direção de Nando Olival e Renato Rossi
Com Cláudia Liz, Gustavo Engracia e Márcio Ribeiro. A história retrata o dia a dia numa borracharia. Classificação: 12 anos. 1997. 9 min.

Dias 31 – “Moto-perpétuo” – Direção de Caio Guerra
Com Antonio Aurrera e Gabriel Francomaro Lima. Leonardo, um violonista obcecado, tenta criar uma máquina para virar as páginas da partitura de forma automática, para tocar seu instrumento eternamente. Johan, seu filho e menino prodígio que aprendeu sozinho a ler e interpretar partituras, é o único a contestar o sonho do moto-perpétuo. 2013. 8 min.

A Virada terá também uma programação cultural realizada pelo Sesc Campinas que acontece na própria unidade. Mais detalhes da programação no Sesc no site.

A programação completa da Virada Cultural Paulista 2015 em Campinas pode ser vista AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)