Virada Cultural Paulista 2015 em Campinas terá cerca de 30 atrações

Foto-3-A Virada Cultural Paulista 2015 acontece em Campinas nos dias 30 e 31 de maio. Na programação estão cerca de 30 atrações entre shows de música, teatro, dança, artes visuais, jogos, mágica, circo, astronomia e muita cultura popular.

As atividades acontecem em diversos pontos da cidade. No Largo do Rosário, onde acontece a programação vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, será montado um palco externo para receber a Virada. No sábado, 30, os destaques são os shows de Filipe Catto e Elza Soares, que acontecem às 21h e às 0h. Também acontece no sábado a observação da lua cheia, que será coordenada pelo astrônomo do Observatório Municipal de Campinas Julio Lobo. A observação começa a partir das 18h e se estende ao longo da noite, caso o tempo seja favorável.

No domingo, 31, o público presente no Largo do Rosário poderá participar da Dança Circular, a partir das 14h. A proposta é “formar uma roda dinâmica de interação aberta a todos”, segundo Mairany Gabriel, idealizadora do projeto. O destaque do domingo também vai para um show dos Titãs, às 18h30.

A Estação Cultura também receberá as atividades da Virada organizadas pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. No sábado, a programação musical será diversa com apresentações de Gu Siqueira e Offbeat, DJ Digão, Capa e seus grilos, Ding Dong e Batucada DezVinte, Aureluce Santos e Alabê Jazz.

No sábado, às 23h, encerrando as atividades do dia no palco da Estação Cultura, destaca-se o show de Ieda Cruz e Nêga Madame que convidam Gerson King Combo, um dos principais representantes da soul music no Brasil.

Outras atividades também acontecem na Estação no sábado, a partir das 14h, entre elas atividades de jogos, artes visuais como “Lambe-Lambe Digital”, onde o público poderá reviver a época dos fotógrafos “lambe lambe” e sair com um retrato feito à moda antiga, mas com toques de modernidade, teatro, com a apresentação do espetáculo “As presepadas de Damião”, da Damião e Cia de Teatro, apresentações de dança, mágica, com o Núcleo de Artes Mágicas, circo, com a Cia do Circo e cultura popular com o Jongo Dito Ribeiro.

No domingo, a programação continua na Estação Cultura com apresentações musicais a partir das 16h, entre elas a de Mestre Lumumba. Cantor, poeta e compositor, ele alia a força da música afro-brasileira com linguagem poética em ritmos percussivos e arranjos elétricos dançantes.

Virada-Cultural-Paulista-2015-São-PauloApresentações variadas acontecem a partir das 14h, como a da Bateria Alcalina e toda a união Altaneira, que mistura elementos de diversas manifestações carnavalescas brasileiras, criando uma festa popular de rua. O público também poderá ver a intervenção artística Bike Foguete, que traz bicicletas iluminadas e sonoras no caminho, do coletivo Nuvem Móvel, do Rio de Janeiro e participar da dança popular “Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá”. A Cia Roldana traz apresentações de teatro e a Família Burg garante a presença do circo nesse último dia de Virada.

Nos dois dias de programação na Estação Cultura haverá, a partir das 14h, Praça de Alimentação com Food Truck, culinária e bazar cultural. A programação completa na Estação Cultura pode ser vista no site da prefeitura.

Além do palco da Estação Cultura, haverá também exibição de filmes no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Serão duas sessões de cinema, uma no sábado, 30, às 22h, e uma no domingo, 31, às 17h. A entrada é gratuita. A sala comporta 40 espectadores. O filmes exibidos serão:

Dia 30 – “Um dia… e logo depois um outro” – Direção de Nando Olival e Renato Rossi
Com Cláudia Liz, Gustavo Engracia e Márcio Ribeiro. A história retrata o dia a dia numa borracharia. Classificação: 12 anos. 1997. 9 min.

Dias 31 – “Moto-perpétuo” – Direção de Caio Guerra
Com Antonio Aurrera e Gabriel Francomaro Lima. Leonardo, um violonista obcecado, tenta criar uma máquina para virar as páginas da partitura de forma automática, para tocar seu instrumento eternamente. Johan, seu filho e menino prodígio que aprendeu sozinho a ler e interpretar partituras, é o único a contestar o sonho do moto-perpétuo. 2013. 8 min.

A Virada terá também uma programação cultural realizada pelo Sesc Campinas que acontece na própria unidade. Mais detalhes da programação no Sesc no site.

A programação completa da Virada Cultural Paulista 2015 em Campinas pode ser vista AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente