Os materiais biológicos consistem em amostras de sangue, fezes, urina, escarros, além de vacinas e outros materiais para fins de exame que são deslocados das unidades de saúde até o laboratório municipal, localizado no Hospital Ouro Verde.
De acordo com o vereador, os trabalhadores da empresa e os da Prefeitura não recebem Equipamento de Proteção Individual – EPI´s, adicional de insalubridade, nem capacitação ou treinamento. Além dos problemas com contaminação, existe o risco na integridade da embalagem do material transportado e de acidente com impacto ambiental.
O vereador afirmou ainda que os veículos utilizados, Kombis e carros de passageiros, são impróprios. Além disso, também transportam trabalhadores para o serviço de campo e não passam por higienização e desinfecção. “O risco continua fora dos veículos que ao levarem fichas, pastas, exames e outros materiais burocráticos e ao serem manuseados por trabalhadores administrativos corre-se o risco de contaminação. Portanto é preciso apuração e identificar os responsáveis por essas irregularidades””, ressaltou.
A Representação pede ainda que o transporte seja feito por profissionais capacitados conforme normas regulatórias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e a responsabilização dos gestores na Administração. (Com informações de divulgação)