Como parte das comemorações da Semana Mundial do Brincar, o ‘Grupo Cupuaçu’ apresenta no Sesc Campinas, neste sábado, dia 30, a partir das 13h, a ‘Vivência Danças Populares Brasileiras’.
Comandado por Tião Carvalho, maranhense radicado em São Paulo, o repertório do grupo está inserido no contexto das danças populares, tais como a ciranda, dança simples na qual os participantes celebram a união de mãos dadas; o Coco, cuja batida forte e cadenciada dos pés no chão é potencializada pelo uso de tamancos de madeira, e o Cacuriá, cuja indumentária lembra um traje tipicamente tropical, com saias rodadas, rendas e flores, buscando a alegria física e espiritual.
Ao realizar uma apresentação, os artistas do ‘Grupo Cupuaçu’ se autodenominam ‘brincantes’, porque dizem que na verdade vão ‘brincar’. É justamente com esse caráter lúdico que o grupo envolve os presentes, independente da idade.
A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
* O Grupo Cupuaçu Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras’ foi criado em 1986 a partir de aulas de danças brasileiras, ministradas por Tião Carvalho no Curso de Formação de atores do Teatro VENTOFORTE. Apresenta em seu repertório danças populares tradicionais, canções de criação coletiva, música incidentais, cânticos e ladainhas de autoria de seus integrantes, bem como canções de domínio público e pertencente ao cancioneiro popular de diferentes regiões brasileiras, apresentando os seguintes ritmos e danças: Bumba-meu-boi, Cacuriá, Ciranda, Dança do Caroço, Lelê (ou Péla-Porco), Maculelê, Samba de Roda, Tambor de Crioula, entre outras. Desde 1990, o grupo Cupuaçu organiza e realiza anualmente a tradicional festa maranhense do Bumba-meu-boi, no Morro do Querosene (Vila Pirajussara), em São Paulo, que acontece três vezes ao ano: “Renascimento”, no sábado de aleluia; “Batizado”, em junho; e “Morte”, no final do ano. A festa tem caráter totalmente comunitário, envolvendo não só a participação dos integrantes do grupo, mas também dos moradores do bairro e região, atraindo cerca de cinco mil pessoas a cada edição.
VIVÊNCIA DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS
Distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade. Atividade lúdica e integrativa, a partir da experimentação de danças brasileiras como a ciranda, coco e cacuriá, com Tião Carvalho, maranhense radicado em São Paulo, e integrantes do Grupo Cupuaçu. Os participantes devem comparecer com roupas leves, confortáveis e podem trazer saias rodadas.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 30, sábado, das 13h às 15h.
Local: Jardim Galpão.
GRÁTIS