william warby ccUma série de atividades estão programadas durante a Semana de Solidariedade aos Povos Africanos (25 a 29 de Maio), realizada pela Comissão Especial de Estudos da Lei 10.639/03 da Câmara Municipal e o Fórum de Educação e Diversidade das Relações Étnico Raciais.

No dia 27, às 14h, haverá uma debate sobre a imigração Africana em Campinas no Auditório da Faculdade de Educação da Unicamp. Dados não oficiais indicam a presença de aproximadamente trezentos africanos no Distrito de Barão Geraldo, muitos deles estudantes da Unicamp, que vêm enfrentando dificuldades. O evento é denominado “Diálogo com o Imigrante Africano”.

O objetivo dos organizadores é ouvir as reivindicações desses africanos e discutir com a Prefeitura (representada no evento pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) a possibilidade de instituição de um Protocolo de Acolhimento Para o Imigrante Africano no Município de Campinas.

Outro tema da Semana será o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas de Ensino Fundamental e Médio (incluído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação por meio das leis 10.639/03 e 11.645/08). O “Seminário Caminhos Para Uma Educação Inclusiva e Democrática: Contribuições na Consolidação das Leis 10.639/03 e 11.645/08”, será realizado dia 29, às 19 horas, no Plenário da Câmara.

O Seminário é dirigido a profissionais de Educação que atuam na cidade, nas redes pública e privada, e contará com palestra do Professor Doutor Ramatis Jacino. A avaliação da CEE e do Fórum é de que o cotidiano escolar ainda mostra um currículo eurocêntrico e a ausência da história afro-brasileira. Com o objetivo de compreender quais as dificuldades enfrentadas para aplicação desses ensinamentos, durante o Seminário está previsto o lançamento de um Questionário a ser aplicado aos professores da rede pública municipal.

A CEE é presidida pelo vereador Carlão do PT. A Semana de Solidariedade aos Povos Africanos foi instituída pelas leis Municipal 10.196/1999 e Estadual 11.549/2003. Entre os eventos da Semana também estão o “Diálogo Brasil/ África e a Educação”, dia 25, na Câmara Municipal; uma “Mesa de Diálogo sobre o Racismo”, dia 26, na CEPIR (Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Campinas); e a tradicional “Homenagem à Mãe Criadeira e Ogan”, dia 28, na Câmara. A seguir, todos os detalhes dos eventos.

Programação da Semana

Dia 25 de Maio, às 9:30h:
Solenidade de Abertura
Diálogo Brasil/África e a Educação
Local: Plenário José Maria Matozinho
Câmara Municipal de Campinas
Avenida Eng. Roberto Mange n° 66 – Ponte Preta

Dia 26 de Maio, às 19h:
Mesa de Diálogo Sobre o Racismo
Mesa: Prof. Galdino e Profa. Isabel Passos
Local: CEPIR
Rua Gal. Osório nº 490 – Centro

Dia 27 de Maio, às 14h:
Diálogo com o Imigrante Africano
Local: Auditório da Faculdade de Educação da UNICAMP
Avenida Bertrand Russel nº 801
Cidade Universitária Zeferino Vaz

Dia 28 de Maio, às 19h:
Homenagem à Mãe Criadeira  e Ogan
Local: Plenário Sylvia Pascoal da Câmara Municipal
Avenida Engenheiro Roberto Mange nº 66 – Ponte Preta

Dia 29 de Maio, às 19h:
Seminário “Caminhos Para Uma Educação Inclusiva e Democrática: Contribuições na Consolidação das Leis 10.639/03 e 11.645/08”
Palestrante: Professor Ramatis Jacino
Local: Plenário José Maria Matozinho da Câmara Municipal
Avenida Engenheiro Roberto Mange nº 66 – Ponte Preta

REALIZAÇÃO: Comissão Especial de Estudos da Lei 10.639/03 da Câmara Municipal de Campinas e Fórum de Educação e Diversidade das Relações Étnico Raciais

PARCERIAS:

Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo
FUMEC
CEPIR
Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra
Associação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana