06_03_onde_comeca_a_poesia_com_ni_brisant01Durante todo mês de junho, o Sesc Campinas oferece ao público uma programação literária que, entre outras coisas, terá duas oficinas literárias com o poeta Ni Brisant. A primeira ‘Onde Começa a Poesia’ acontece no dia 3, quarta, às 19h. O escritor baiano acredita que não há regras que delimitam a escrita, tudo vai depender das escolhas que fazemos.  No dia 17, quarta, às 19h, na oficina ‘Qual História Tem Aqui?, o poeta parte de fatos de nossa memória que consideramos irrelevantes. A partir daí o público é desafiado a transformar a realidade adormecida em histórias. As oficinas são gratuitas e durante as atividades serão sorteados livros e palavras-armaduras.

Dando continuidade à programação, o poeta apresenta no dia 10, às 20h, o ‘Sarau Sobrenome Liberdade’ misturando música, poesia e a intervenção ‘Sessão de Fatos’. Na prática, uma poesia será escrita a partir dos relatos dos participantes. No dia 24, às 20h, o ‘Sarau da Praga’ propõe a troca de expressões artísticas espontâneas. Simultaneamente ocorrerá a intervenção ‘Sessão de Fatos’.  Os saraus acontecem na Área de Convivência do Sesc e são gratuitos.

A ‘Cia. Luarnoar’ propõe ao público durante todas as terças-feiras do mês, às 18h, uma leitura a partir do uso dos sentidos. Em ‘Leitura Viva com Cenários Sonoros’, os participantes ficam com os olhos vendados e têm a percepção da história a partir dos elementos sonoros. Já para as famílias, a intenção da Cia. é auxiliar pais e filhos a realizarem leituras compartilhadas. Para isso, eles estarão na biblioteca, todas as quartas-feiras do mês, às 14h, para auxiliar a escolha das publicações, bem como propor ‘O Surgimento de um Novo Olhar’. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Finalizando o mês, no dia 25, o professor da Faculdade de Educação Física da Unimep e preparador físico ‘Hermes Ferreira Balbino’, vem ao Sesc Campinas para o lançamento do livro ‘Inteligências Múltiplas: Uma Pedagogia do Esporte e da Atividade Física no Sesc São Paulo’, do qual é o organizador. A obra se baseia na Teoria das Inteligências Múltiplas que analisa conceitos sobre desenvolvimento humano e sua relação com as atividades físicas. O lançamento do livro é gratuito, aberto ao público e acontece na Área de Convivência.

Veja abaixo mais detalhes da programação literária do Sesc em junho:

Literatura Baú de Histórias – HISTÓRIAS DO QUE É E DO QUE PODE SER
Com a Cia. Patética. Será que as coisas podem ser outras coisas, além do que elas realmente são? E por que não transformar as roupas, os acessórios e os objetos em histórias? Histórias do que é e do que pode ser brincar com essa possibilidade de dar novo significado ao que já conhecemos.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 7, domingo, às 14h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura Baú de Histórias – HISTORIAR
Com a Cia. Patética. Viajar sem precisar ir a lugar algum e inventar uma história a partir de uma palavra. Lembrar-se de outra palavra e inventar mais histórias, lembrando de outras histórias e – por que não? – inventando palavras.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 14, domingo, às 14h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura Baú de Histórias – HISTÓRIAS DE PAPEL
Com a Cia. Patética. Uma brincadeira na qual um cubo colorido muito bem equipado é na verdade, uma grande caixa de surpresas. Nesse abre e fecha surgem personagens divertidos e encantados.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 21, domingo, às 14h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura Baú de Histórias – AFRICANAMENTE
Com a Cia. Patética. Como pode um continente tão grande, com suas músicas e danças, sua gente heróica e suas inúmeras histórias, caber inteiro dentro de um cesto? Pois é, a África está em todos os lugares. Africanamente é uma contação de histórias que traz Nininha – a nossa amiguinha africana – numa viagem inesperada e surpreendente.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 28, domingo, às 14h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura PONTO DE LEITURA
Biblioteca itinerante, instalada em um ponto de ônibus, no qual o público pode escolher e emprestar um livro, deixando outro exemplar para um próximo passageiro, enquanto o ônibus não chega. O objetivo é incentivar o prazer da leitura por meio de uma minibiblioteca ao ar livre.
Classificação etária: Livre.
Data: De terça a sexta, das 8h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30.
Local: Ponto do ônibus parada Sesc.
GRÁTIS

Literatura MÓBILES POÉTICOS
Móbiles suspensos por fios com trechos de poemas, prosas e crônicas de autores da literatura
brasileira e estrangeira.
Data: De terça a sexta, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura mediação para adulto – LEITURA VIVA COM CENÁRIOS SONOROS
Com a Cia. Luarnoar. Proposta para estimular, reacender e motivar o prazer da leitura para o público adulto: a leitura viva com cenários sonoros, onde o público experimenta ouvir a história com olhos vendados, tendo os cenários sonoros como elementos de ilustração da história.
Classificação etária: Livre.
Data: Dias 2, 9, 16, 23 e 30, terças, às 18h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura mediação de leitura O SURGIMENTO DE UM NOVO OLHAR
A Cia. Luarnoar estará na biblioteca para auxiliar na escolha de livros, ler para o público, conversar e explicar como pode acontecer um trabalho de leitura, incentivar pais e filhos, adultos e crianças a realizarem leituras compartilhadas.
Classificação etária: Livre.
Data: Dias 3, 10, 17 e 24, quartas, às 14h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura Baú de Ideias MEIOS E MEIAS
Vagas limitadas. Retirada de senha às 13h30 na Ilha de Atendimento. Com a Cia. Patética. Meias são para os pés, mas com criatividade e imaginação podemos descobrir outros meios de utilizá-la. Um boneco, um bichinho ou qualquer personagem pode surgir com alguns botões, agulha e linha.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 7, domingo, às 15h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura Baú de Ideias – CAIXINHAS DE HISTÓRIAS
Vagas limitadas. Retirada de senha às 13h30 na Ilha de Atendimento. Com a Cia. Patética. Construção de uma caixinha para contar sua própria história seguindo a ideia das caixas apresentadas na contação ‘Historiar’. Cada caixinha terá seu personagem para que cada participante possa criar e contar as histórias de acordo com a sua imaginação.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 14, domingo, às 15h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura Baú de Ideias – ANIMAIS DE PAPEL
Vagas limitadas. Retirada de senha às 13h30 na Ilha de Atendimento. Com a Cia. Patética. Utilizando a arte da dobradura, as crianças são estimuladas ao trabalho em grupo, atenção, concentração, criatividade e as habilidades manuais. Os animais apresentados na contação ‘Histórias de Papel’ serão feitos de dobradura, colagens, desenhos e imaginação.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 21, domingo, às 15h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura Baú de Ideias – MÁSCARAS – BICHOS DA ÁFRICA
Vagas limitadas. Retirada de senha às 13h30 na Ilha de Atendimento. Com a Cia. Patética. A atividade consiste em escolher um dos dois animais apresentados nas histórias e, a partir daí, confeccionar as máscaras, utilizando colagens, desenhos e a criatividade.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 28, domingo, às 15h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura roda literária oficina – ONDE COMEÇA A POESIA?
Com Ni Brisant. Escrever é inventar mundos. Um exercício de guerra ou paz. Só depende de qual coração a gente utiliza. O desafio está posto pelo escritor baiano: ninguém sairá sem descobrir seu próprio poema. Serão sorteados livros e palavras-armaduras durante a atividade.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 3, quarta, às 19h.
Local: Sala de Atividades 1.
GRÁTIS

Literatura roda literária oficina – QUAL HISTÓRIA TEM AQUI?
Com Ni Brisant. A partir de memórias, fatos e acontecimentos tidos como irrelevantes, o escritor provoca reflexões para a criação de micro narrativas. Cada palavra importa. Traga sua realidade mais adormecida e transforme-a em romance ou lenda. Serão sorteados livros e palavras-armaduras durante a atividade.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 17, quarta, às 19h.
Local: Sala de Atividades 1.
GRÁTIS

Literatura intervenção – ME CONTE UMA HISTÓRIA COM ALEX LIMA
Criação de um cd com histórias usando um software livre. A atividade aborda o livro e a leitura através da narrativa de uma obra literária, escolhida dentre os livros oferecidos aos participantes. Na sequência o trecho será gravado e mixado com uma trilha.
Classificação etária: Livre.
Data: Dias, 6, 13, 20 e 27, sábados, às 14h.
Local: Saguão Internet Livre/Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura FEIRA DE TROCA: LIVROS, MÚSICAS E BRINQUEDOS
Venha conhecer novos sons, autores e pessoas, e ainda renovar seu acervo de livros, CDS e brinquedos na Feira de Trocas do Sesc Campinas. Todos os livros, gibis, cds, dvds e brinquedos deverão estar em bom estado.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 4, quinta (feriado), às 10h30.
Local: Jardim Galpão.
GRÁTIS

Literatura Sarau Literário – SARAU SOBRENOME LIBERDADE
Com o poeta Ni Brisant. Com microfone aberto, o sarau mistura música, poesia e a intervenção “Sessão de Fatos”, escrita de poesia de improviso a partir de relatos e depoimentos dos espectadores.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 10, quarta, às 20h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS

Literatura Sarau Literário – SARAU DA PRAGA
Num formato mais intimista, em roda e espaço aberto para que todos se vejam e compartilhem suas percepções, o sarau propõe uma troca de expressões artísticas espontâneas. Acontecerá, simultaneamente, a intervenção “Sessão de Fatos” (escrita de poesia de improviso a partir de relatos e depoimentos dos espectadores).
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 24, quarta, às 20h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS

Literatura Bate-papo e lançamento de livro – INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA PEDAGOGIA DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA NO SESC SÃO PAULO
Bate-papo com Hermes Ferreira Balbino (organizador do livro), professores da Faculdade de Educação Física da Unicamp e autores de textos do livro, como Alcides José Scaglia e Roberto Rodrigues Paes. A obra, baseada no estudo de Howard Gardner sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, analisa conceitos teóricos sobre desenvolvimento humano e bem-estar e sua relação com as atividades físico-esportivas.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 25, quinta, 20h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS

Literatura Biblioteca Sesc Campinas – EMPRÉSTIMOS DE LIVROS
O empréstimo está disponível aos credenciados e ao público em geral. Necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Tem como proposta estimular o prazer da leitura por meio do empréstimo de livros e atividades literárias. O acervo é composto por literatura brasileira, estrangeira, infantojuvenil, artes, HQ, humanidades, saúde e meio ambiente. A área de jornais e revistas oferece publicações periódicas, nacionais e internacionais, de temática variada para consulta local.
Classificação etária: Livre.
Data: Terça a sexta, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura UM MINUTO
Instalação interativa com poemas de autores da literatura. Em um pequeno alto falante ligado a um aparelho de áudio play ativado com um sensor de movimento instalado dentro de um livro cenográfico.
Classificação etária: Livre.
Data: Terça a sexta, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Local: Biblioteca.
GRÁTIS

Literatura É NO BALANÇO QUE EU LEIO
Redes no jardim ao lado da Biblioteca com acesso a revistas e jornais.
Classificação etária: Livre.
Data: Terça a sexta, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Local: Jardim da Unidade.
GRÁTIS