Projeto Mix Cultural terá conversas criativas sobre literatura, artes visuais e audiovisual

Entre 26 e 29 de maio, o teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas, recebe o SESI-SP “Mix Cultural: Conversas Criativas sobre Literatura, Artes Visuais e Audiovisual”, projeto que acontece simultaneamente em outras 12 unidades do SESI-SP e prevê uma série de atividades gratuitas que serão oferecidas com o objetivo de promover o contato do público com artistas conceituados pelo trabalho que desenvolvem na literatura.

A programação começa com a realização de uma Oficina Literária ministrada por Thaís Linhares, nos dias 26 e 27 de maio, das 19h às 22h. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a literatura de cordel e os seus desdobramentos, estimulando sua criatividade de forma alinhada entre texto e grafismo. Também irá apresentar uma prima da xilogravura por meio do princípio, ecologicamente correto, de uso de materiais da terra. Formada pelo Senai-AG e pela UFRJ, Linhares tem mais de uma centena de obras publicadas como ilustradora e mais algumas como escritora. Foi selecionada para o Catálogo Ibero-americano de ilustradores e finalista do Prêmio Monteiro Lobato do SESC em 2013. As vagas já estão esgotadas.

O público também poderá participar do encontro Diálogos Cinematográficos, no dia 28, às 20h, com Marcelo Machado, cineasta do filme O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos, que será exibido na unidade antes do bate-papo. O filme narra o papel transformador da poesia no cotidiano dos habitantes da cidade de Dois Córregos. Nesta cidade do interior de São Paulo, a ONG Usina de Sonhos estimula o gosto e o interesse pela arte, especialmente em relação à poesia e à literatura. Machado foi o criador da produtora Olhar Eletrônico, conhecida pelo pioneirismo e pelo caráter experimental de suas produções em vídeo. Depois de uma vasta experiência com emissoras de TV, assumiu o Departamento de Rádio e Televisão da agência de publicidade DPZ. Desde 2005, tem se dedicado à produção de documentários de longa duração, como “Oscar Niemeyer, o arquiteto da invenção” e “Tropicália”.

Fechando a semana, os participantes poderão ainda participar do bate-papo com o ilustrador e cordelista, João Gomes de Sá, durante o Encontro Literário, dia 29, às 19h30. Formado em letras pela Universidade Federal de Alagoas, Gomes de Sá é professor, cordelista e escritor, com linha literária voltada às manifestações culturais do povo nordestino. Em parceria com outros cordelistas idealizou a “Caravana do Cordel” e a “Biblioteca Ambulante que já estiveram em diversas regiões do país com o intuito de despertar nos jovens estudantes o gosto pela literatura de cordel. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja mais informações abaixo:

Oficina Literária: O Cordel da Batata (vagas esgotadas)
Com Thaís Linhares
26 e 27 de maio – terça e quarta – 19h às 22h
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 6 horas

Diálogos Cinematográficos – O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos
Com Marcelo Machado
28 de maio – quinta – 20h
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos

Encontro Literário: Bate-papo com o ilustrador e cordelista
Com João Gomes de Sá
29 de maio – sexta – 19h30
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 90 minutos

Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
AVCB: 1009666 | Alvará: 3399/2015
Data: de 26 a 29 de maio
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: caccampinas1@sesisp.org.br

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

5 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

5 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

10 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

11 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

11 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

12 hours ago