Por que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ainda não está preso?

A pergunta deve ser respondida pelo juiz Sérgio Moro, que investiga a Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Por muito menos, outras pessoas foram presas na Operação Lava Jato. Veja o caso de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás e acusado de corrupção.

Em vídeo, gravado pela própria Justiça, o juiz Sérgio Moro não conseguiu responder ao ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró,  porque ele estava preso. Segundo o próprio Cerveró afirma ao juiz Moro, ele está preso há cinco meses a partir de uma notícia da Revista Veja.

O presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), além das delações já divulgadas, há agora provas mais concretas contra ele, que são os requerimentos feitos para possivelmente chantagear uma empresa que prestava serviço para a Petrobrás, além de afastar do cargo Luiz Antonio Eira, diretor do Centro de Informática da Câmara, como uma provável tentativa de intimidar testemunhas.

Mas não adiantou. O depoimento de Eira à Procuradoria Geral da República reforçou suspeitas de que o deputado Eduardo Cunha foi o verdadeiro autor de dois requerimentos protocolados para investigar empresas como forma de retaliação pela interrupção do pagamento de propina ao PMDB. Os documentos recolhidos na operação de busca da PGR na Câmara também atestam “dep.Eduardo Cunha” como autor dos requerimentos.

As suspeitas sobre Cunha foram feitas na delação do doleiro Alberto Youssef. Para ele, Cunha articulou em 2011 a apresentação de dois requerimentos entregues à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, um ao Tribunal de Contas da União e outro ao Ministério das Minas e Energia, pedindo que os órgãos investigassem contratos entre a Petrobras e a Mitsui, que alugava navios sonda à estatal. De acordo com o Youssef, a empresa havia suspendido o pagamento de propina ao PMDB.

“No depoimento aos procuradores, o ex-diretor Luiz Antônio Eira diz que foi dispensado por ordem de Cunha. Contou que o diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio, disse que o presidente havia exigido a demissão por desconfiar que estavam ocorrendo vazamentos. Ele teria afirmado que a intenção de Cunha ao dispensá-lo era “dar um exemplo”, informou o site 247. O deputado Eduardo Cunha nega ter sido o responsável pelos requerimentos.

Veja vídeo em que Cerveró questiona o juíz Sérgio Moro sobre sua prisão a partir de uma reportagem de revista.

 

 

Recent Posts

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 hour ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

5 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

5 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

6 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago

‘Pudor em Chamas’ leva releitura contemporânea de Nelson Rodrigues ao Castro Mendes

(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…

1 day ago