PMHA Prefeitura de Hortolândia inaugurou neste final de semana a maior área verde urbanizada da cidade. Situado na região do Jardim Minda e Carmem Cristina, o Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza” possui 172 mil metros quadrados de extensão, além de lagoa de contenção de enchentes, quadras esportivas, ciclovia, quiosques, academia ao ar livre e três áreas para estacionamento com capacidade total para 97 veículos.

A construção do parque, realizado em parceria com o governo federal, faz parte de um pacote de obras de contenção de enchentes com investimentos de mais de R$ 50 milhões.

A entrega do Parque marca as atividades em comemoração aos 24 anos de emancipação de Hortolândia. O Governo Federal investiu cerca de R$ 45 milhões nas intervenções, por meio do Ministério das Cidades.

Para a prática esportiva, o Parque possui duas quadras poliesportivas, cada uma com 600 metros quadrados, além de três quadras de Malha e duas de Bocha, academia ao ar livre e pista de caminhada e ciclovia, ambas com 1.753 metros de extensão.

Para as crianças, há parquinho com brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador. Até o final do mês, o parque deverá receber, também, uma academia para PCD (Pessoa com Deficiência), com equipamentos para alongamento de membros superiores em altura mais baixa do que as academias convencionais, o que permite serem utilizados por cadeirantes.

Todas estas instalações podem ser utilizadas mesmo à noite, já que o parque conta com sistema de iluminação com luminárias LED. Ao todo, são 163 pontos de luz.

Os equipamentos de lazer do Parque Remanso das Águas foram implantados ao redor do reservatório para contenção de enchentes. Com capacidade para armazenar até 840 milhões de litros de água, a estrutura foi construída com objetivo de drenar a água da chuva diretamente ao Ribeirão Jacuba, evitando inundações na área central da cidade.

Mesmo em época de chuvas fortes, a lagoa comportará todo o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Já em tempo de seca, as comportas das barragens ficarão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade em situações emergenciais. Outros dois reservatórios como este estão sendo construídos. (Com informações de divulgação)