Evento busca incluir ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas

A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação da Prefeitura de Campinas promoverão um seminário dirigido a profissionais das redes municipal, estadual e privada de ensino, dia 29 de maio, no Plenário da Câmara Municipal. O evento tratará da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas de ensino fundamental e médio. O ensino  da cultura africana está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) pela Lei Federal 10.639, sancionada em 2003, mas em muitas escolas ainda não é cumprida.

O vereador Paulo Bufalo sugeriu que a CEE trabalhe pela inclusão do ensino da história e cultura africana e também indígena (prevista na Lei 11.645) no Plano Municipal de Educação. “Acho que é necessário construir metas nos planos municipais, com formação para professores. Isso permitirá prever os recursos necessários no Orçamento”, disse Bufalo.

O objetivo,promovido por várias iniciativas do vereador Carlão (PT), presidente da CEE, é sensibilizar professores e educadores em geral sobre a necessidade de reconhecer a existência do preconceito racial para poder incorporar ao cotidiano escolar a aplicação dos ensinamentos, de forma ampla e transversal.  “O grande desafio é fazer com que todos os professores e outros profissionais de Educação das redes pública e privada apliquem o ensino regular da história e cultura africana nas escolas da cidade”, defende.

“Tem que ser algo permanente, mas que deve ser intensificado em algumas datas relacionadas. Precisamos fazer com que as experiências sejam cotidianas”, considerou Juliano Pereira. Ele participou da reunião como representante da secretária de Educação da cidade, Solange Pelicer, convidada pela CEE.

O Seminário será realizado na Semana de Solidariedade aos Povos Africanos (última semana de maio), entre outros eventos programados pela CEE, como uma solenidade no Salão Azul da Prefeitura, dia 25, e mais uma edição do Ato Solene em Homenagem à Mãe Criadeira, na Câmara Municipal, dia 28 de maio. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 hour ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

3 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

6 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

6 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

7 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago