Evento busca incluir ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas

A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação da Prefeitura de Campinas promoverão um seminário dirigido a profissionais das redes municipal, estadual e privada de ensino, dia 29 de maio, no Plenário da Câmara Municipal. O evento tratará da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas de ensino fundamental e médio. O ensino  da cultura africana está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) pela Lei Federal 10.639, sancionada em 2003, mas em muitas escolas ainda não é cumprida.

O vereador Paulo Bufalo sugeriu que a CEE trabalhe pela inclusão do ensino da história e cultura africana e também indígena (prevista na Lei 11.645) no Plano Municipal de Educação. “Acho que é necessário construir metas nos planos municipais, com formação para professores. Isso permitirá prever os recursos necessários no Orçamento”, disse Bufalo.

O objetivo,promovido por várias iniciativas do vereador Carlão (PT), presidente da CEE, é sensibilizar professores e educadores em geral sobre a necessidade de reconhecer a existência do preconceito racial para poder incorporar ao cotidiano escolar a aplicação dos ensinamentos, de forma ampla e transversal.  “O grande desafio é fazer com que todos os professores e outros profissionais de Educação das redes pública e privada apliquem o ensino regular da história e cultura africana nas escolas da cidade”, defende.

“Tem que ser algo permanente, mas que deve ser intensificado em algumas datas relacionadas. Precisamos fazer com que as experiências sejam cotidianas”, considerou Juliano Pereira. Ele participou da reunião como representante da secretária de Educação da cidade, Solange Pelicer, convidada pela CEE.

O Seminário será realizado na Semana de Solidariedade aos Povos Africanos (última semana de maio), entre outros eventos programados pela CEE, como uma solenidade no Salão Azul da Prefeitura, dia 25, e mais uma edição do Ato Solene em Homenagem à Mãe Criadeira, na Câmara Municipal, dia 28 de maio. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

2 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

8 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

9 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

9 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

9 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

9 hours ago