Prf. Sete LagoasA Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação da Prefeitura de Campinas promoverão um seminário dirigido a profissionais das redes municipal, estadual e privada de ensino, dia 29 de maio, no Plenário da Câmara Municipal. O evento tratará da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas de ensino fundamental e médio. O ensino  da cultura africana está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) pela Lei Federal 10.639, sancionada em 2003, mas em muitas escolas ainda não é cumprida.

O vereador Paulo Bufalo sugeriu que a CEE trabalhe pela inclusão do ensino da história e cultura africana e também indígena (prevista na Lei 11.645) no Plano Municipal de Educação. “Acho que é necessário construir metas nos planos municipais, com formação para professores. Isso permitirá prever os recursos necessários no Orçamento”, disse Bufalo.

O objetivo,promovido por várias iniciativas do vereador Carlão (PT), presidente da CEE, é sensibilizar professores e educadores em geral sobre a necessidade de reconhecer a existência do preconceito racial para poder incorporar ao cotidiano escolar a aplicação dos ensinamentos, de forma ampla e transversal.  “O grande desafio é fazer com que todos os professores e outros profissionais de Educação das redes pública e privada apliquem o ensino regular da história e cultura africana nas escolas da cidade”, defende.

“Tem que ser algo permanente, mas que deve ser intensificado em algumas datas relacionadas. Precisamos fazer com que as experiências sejam cotidianas”, considerou Juliano Pereira. Ele participou da reunião como representante da secretária de Educação da cidade, Solange Pelicer, convidada pela CEE.

O Seminário será realizado na Semana de Solidariedade aos Povos Africanos (última semana de maio), entre outros eventos programados pela CEE, como uma solenidade no Salão Azul da Prefeitura, dia 25, e mais uma edição do Ato Solene em Homenagem à Mãe Criadeira, na Câmara Municipal, dia 28 de maio. (Com informações de divulgação)