cartaz midiaRepresentantes de entidades que atuam nacionalmente pela democratização da mídia no Brasil, como Intervozes, Barão de Itararé e Fórum Nacional pela Democratização da Mídia (FNDC) estarão em Campinas na próxima terça-feira (5) para o  debate Comunicação e direitos: para que democratizar a mídia?  debate na Câmara Municipal.
O evento visa promover conhecimento e reflexão sobre a história da luta de entidades e da sociedade brasileira por maior democratização na comunicação. Uma história que começa a se consolidar antes da Constituição de 1988 e é ampliada 21 anos depois, em 2009, com a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

O debate terá a presença da secretária geral do FNDC, Renata Mielli, que também é jornalista. Criado nos anos 1990, hoje o Fórum congrega centenas de entidades sob o entendimento de que a democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. Em 2012, o FNDC lançou a Campanha Para Expressar a Liberdade, cuja principal ferramenta é a Lei da Mídia Democrática, um projeto de lei de iniciativa popular que prevê a regulamentação do setor de rádio e televisão no Brasil.

O Intervozes­ Coletivo Brasil de Comunicação Social será representado pela advogada Veridiana Alimonti. Presente em 15 estados, o Coletivo trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação. Entre outras ações do Intervozes estão a fiscalização das ações do Executivo, Legislativo, Judiciário e de empresas que prestam serviços de comunicação no País; monitoramento e denúncias a órgãos nacionais e internacionais de violações do direito à comunicação.

Pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, quem participará do debate será a jornalista Ana Flávia Marx, coordenadora do Núcleo Estadual. Entre os principais objetivos de atuação do Barão de Itararé estão o fortalecimento dos fóruns existentes e o incentivo a novos espaços de atuação, o reforço das mídias alternativas, comunitárias e públicas e o investimento na formação de novos comunicadores.

Além destes, Igor Fuser, colaborador e membro do Conselho Editorial dos jornais Brasil de Fato e Le Monde Diplomatique Brasil, irá abordar a situação da comunicação no Brasil em relação a países vizinhos. Ele é doutor em Ciência Política e trabalhou por mais de 20 anos como jornalista especializado em assuntos internacionais em veículos de comunicação da grande imprensa.

O evento é organizado pelo Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região, que tem como objetivos principais contribuir com ações para o fortalecimento da categoria e com o processo de democratização da mídia. Entre os membros do Coletivo estão Amanda Cotrim (mestranda do LabJor­Unicamp), Elaine Oliveira, Gilberto Roldão (mestre e professor de Jornalismo na PUC­Campinas), Michele da Costa (pós­graduada em Assessoria de Imprensa e autora do Blog da Mi­ De jornalista para jornalista) e Valério Paiva.

Serviço:
O QUÊ: Debate Comunicação e Direitos: Pra que Democratizar a Mídia?
QUANDO: 5 de Maio de 2015 (terça­feira), 19 horas
ONDE: Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas­SP (entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, no 66, bairro Ponte Preta)