
O evento visa promover conhecimento e reflexão sobre a história da luta de entidades e da sociedade brasileira por maior democratização na comunicação. Uma história que começa a se consolidar antes da Constituição de 1988 e é ampliada 21 anos depois, em 2009, com a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).
O debate terá a presença da secretária geral do FNDC, Renata Mielli, que também é jornalista. Criado nos anos 1990, hoje o Fórum congrega centenas de entidades sob o entendimento de que a democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. Em 2012, o FNDC lançou a Campanha Para Expressar a Liberdade, cuja principal ferramenta é a Lei da Mídia Democrática, um projeto de lei de iniciativa popular que prevê a regulamentação do setor de rádio e televisão no Brasil.
O Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social será representado pela advogada Veridiana Alimonti. Presente em 15 estados, o Coletivo trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação. Entre outras ações do Intervozes estão a fiscalização das ações do Executivo, Legislativo, Judiciário e de empresas que prestam serviços de comunicação no País; monitoramento e denúncias a órgãos nacionais e internacionais de violações do direito à comunicação.
Pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, quem participará do debate será a jornalista Ana Flávia Marx, coordenadora do Núcleo Estadual. Entre os principais objetivos de atuação do Barão de Itararé estão o fortalecimento dos fóruns existentes e o incentivo a novos espaços de atuação, o reforço das mídias alternativas, comunitárias e públicas e o investimento na formação de novos comunicadores.
Além destes, Igor Fuser, colaborador e membro do Conselho Editorial dos jornais Brasil de Fato e Le Monde Diplomatique Brasil, irá abordar a situação da comunicação no Brasil em relação a países vizinhos. Ele é doutor em Ciência Política e trabalhou por mais de 20 anos como jornalista especializado em assuntos internacionais em veículos de comunicação da grande imprensa.
O evento é organizado pelo Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região, que tem como objetivos principais contribuir com ações para o fortalecimento da categoria e com o processo de democratização da mídia. Entre os membros do Coletivo estão Amanda Cotrim (mestranda do LabJorUnicamp), Elaine Oliveira, Gilberto Roldão (mestre e professor de Jornalismo na PUCCampinas), Michele da Costa (pósgraduada em Assessoria de Imprensa e autora do Blog da Mi De jornalista para jornalista) e Valério Paiva.
Serviço:
O QUÊ: Debate Comunicação e Direitos: Pra que Democratizar a Mídia?
QUANDO: 5 de Maio de 2015 (terçafeira), 19 horas
ONDE: Plenarinho da Câmara Municipal de CampinasSP (entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, no 66, bairro Ponte Preta)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




