Cantata ‘Carmina Burana’, de Carl Off, é apresentada pela Sinfônica de Campinas

76975e5694bdc165b5b0960e1eeddddbAs próximas apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas acontecem nos dias 7, 8 de maio, quinta e sexta-feira, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, às 20h, e no dia 9, sábado, às 18h, na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”, e terão a interpretação da famosa obra do compositor Carl Orff,  a cantata “Carmina Burana”, sob regência do maestro titular Victor Hugo Toro.

O concerto tem a participação dos coros do Collegium Vocale Campinas, do Madrigal Vivace e dos Meninos Cantores de Campinas, além dos solistas convidados, a soprano Madelene Vásquez Villarroel, o contratenor Paulo Mestre e o barítono Alfonso Mujica.

Segundo a historiadora Lenita Nogueira,  Carl Off escreveu Carmina Burana quando era regente da Sociedade Bach de Munique, entre 1930 e 1933, inspirado em poemas medievais. A peça estreou em Frankfurt em 1937 e tem como características marcantes a intensa atividade rítmica.

O prólogo (abertura) de Carmina Burana é bastante conhecido do público e tem sido usado em trilha sonora para diversas situações. A obra trata da inconstância da fortuna e da sorte, de como o destino de uma pessoa pode mudar a qualquer momento.

A peça se divide depois em três partes. Na primeira, o tom é alegre e festivo, com o som de corais e solistas, trompetes e trombones. A segunda parte é um pouco mais pesada e retrata jogatina e bebedeira e a terceira trata de questões relativas ao amor em várias formas, embaladas por coro com flauta e pela soprano.

Antes de Carmina Burana, o maestro Victor Hugo Toro executa “Dança dos Marinheiros Russos do balé  ‘A Papoula Vermelha’”, de Reinhold Glière. Esta obra foi composta entre 1926 e 1927, cujo enredo destaca um porto na China, com marinheiros de diversas nacionalidades.

Depois de Glière, também será apresenta “Vocalise, op 34, nº 14” de Sergei Rachmaninoff. A peça é a última de um ciclo de 14 canções para voz.

A apresentação da Sinfônica na Estação Cultura é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programa

REINHOLD GLIÈRE (1875 – 1956)
Dança dos Marinheiros Russos, Op. 70

SERGEI RACHMANINOFF (1873 – 1943)
Vocalise, Op. 34, N° 14

Intervalo

CARL ORFF (1895 – 1982)
Carmina Burana

Concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

No Teatro Municipal “José de Castro Mendes”
Datas: 7 e 8 de maio, quinta e sexta-feira
Horário: 20h
Endereço: Praça Correa de Lemos, s/n, Vila Industrial
Ingressos: R$ 30, 00 (inteira), R$ 15,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)
Informações: (19) 3272-9359 (Bilheteria de terça a domingo, das 16h às 21h)

Na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – apresentação gratuita
Data: 9 de maio, sábado
Horário: 18h
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro. Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro,1050.
Entrada gratuita

Leave a Reply