
Além de Carlos Ricardo, as palestras serão ministradas pela psicóloga e coordenadora do Consultório na Rua de Curitiba, Adriane Wollmann e pelo coordenador geral do Movimento Nacional para a População de Rua, Anderson Lopes.
A realização do seminário tem o objetivo de cumprir a Política Nacional para a População em Situação de Rua foi estabelecida em 2009 pelo Decreto Federal n° 7.053. A legislação prevê a construção de um plano de atenção a esta população, que instrumentalize a Política Municipal para a População em Situação de Rua e a formação de um Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento dessa política. Cada Município deve desenvolver sua agenda de ações, que precisam ser detalhadas em programas, planos e projetos com mecanismos para a operacionalização.
De acordo com a Política Nacional, o Comitê Intersetorial e as ações estratégicas devem contemplar a participação das diversas políticas públicas como Trabalho e Renda, Habitação, Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Serviços Públicos, Segurança Alimentar e Nutricional, Cultura, Esporte e Lazer, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos.
O seminário é direcionado aos trabalhadores das diferentes políticas setoriais do município, da rede socioassistencial parceira, aos usuários e representantes dos órgãos de garantia de direitos. Também participará do debate a educadora Marina Moreto, que foi consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome (MDS) nesta área entre 2011 e 2012. A assessoria desta profissional na construção da política municipal para população de rua tem sido possível com o apoio da Feac – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, entidade de assessoramento da política de Assistência Social. (Com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




