Ícone do site Wordpress Site

A liberdade plástica e poética das cores e colagens artísticas de Malu Mantoan

Neste mês de maio, o site Carta Campinas vem ilustrado, como parte do projeto Carta Campinas Visuais, pela obra da artista plástica Malu Mantoan.

Malu nasceu em Campinas, atualmente vive e trabalha entre Campinas e Roma, na Itália. Muito jovem, fez parte do Atelier 1 na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde, com a artista Fulvia Gonçalvez, nasceu o amor pelas gravuras, estudo que prosseguiu mais tarde em Milão, local em que a artista se formou em Técnicas de Gravura, na Escola Superior de Arte do Castello Sforzesco. Se diplomou na Academia de Bellas Artes de Roma.

Superar o confim entre a arte verbal e arte visiva. Transformar a palavra – escrita, pintada, desenhada, cancelada, colada, manipulada é um elemento fundamental no percurso de Malu.

A sua obra se realiza em vários cruzamentos entre arte e escritura. Malu faz parte dos artistas voltados a explorar a relação entre palavras e imagens com pinturas, desenhos, gravuras, livros de artistas. A sua pintura contaminada com colagens refinadas, exprimem uma reflexão avançada sobre as ligações entre a palavra, a imagem e os pensamentos. Transforma com o seu trabalho palavra e imagens e vice-versa, rendendo visíveis paisagens puramente imaginárias.

Marcada por um tom de experimentação bastante próprio da arte contemporânea, as composições artísticas de Malu parecem, ao mesmo tempo, ousadas e delicadas. Ao longo da sua trajetória, a artista já dialogou com o tema da viagem na sua série de trabalhos  intitulada “Cartões Postais a partir de uma viagem”, onde suas obras se formam a partir de figuras e objetos alusivos aos lugares que visitou, detalhes altamente expressivos e recortes de imprensa que juntos divulgam impressões, sensações e algumas de suas experiências interiores.

Outro diálogo interessante que a artista já realizou foi com o tema das “cidades invisíveis”, de Italo Calvino. As obras continuam a expressar certo caminhar do viajante ao percorrer as cidades imaginárias e, ao mesmo tempo, olham atentamente para “os velhos cartões postais onde os desejos já foram transformados em memórias”.

Se Calvino se move livremente utilizando as palavras, a artista cria seu próprio lugar por meio de elementos de um mundo plástico que ela recria e reconfigura a todo momento.

As cores algumas vezes homogêneas e lisas, outras misturadas, os detalhes de muitos pequenos objetos, os elementos gráficos, edifícios, letras, números, carimbos, flores, círculos, diferentes texturas, revelam pesquisa e habilidade no uso dos materiais e também maturidade artística, pois o que poderia, aos olhos de alguns, parecer arbitrário, revela-se detalhadamente construído. O efeito é o de uma expressiva liberdade plástica e poética, profundamente ligada ao experimentalismo da arte contemporânea.
(Maura Voltarelli)

N.2 (2014)
N.7-15cmx25cm (2014)
N.8 (2014)
Perinzia 50×50 2006 carta
Pirra 23×23 2006 carta
N.4bis – 13cm x 18cm – (2011)
N.05 – 13cm x 18cm – (2011)
N.56 – 13cm x 18cm – (2013)
Sair da versão mobile