Veja mais: Conivente com a tortura, Câmara de Campinas arquiva moção contra Bolsonaro
Resultado de audiências “Verdade e Infância Roubada” realizadas durante uma semana de maio de 2013, o livro contém histórias de mães e filhos de presos políticos, perseguidos e desaparecidos da ditadura.
O evento de Campinas foi promovido pelo vereador Pedro Tourinho (PT), teve a presença do deputado estadual e ex-presidente da Comissão, Adriano Diogo, além de Ñasaindy Barret e Ernesto Nascimento, vítimas da ditadura ainda na infância.
Ernesto Nascimento foi torturado quando tinha por volta de dois anos de idade, e chegou a ser considerado, nesta época, um preso político pelo regime ditatorial promovido pelos militares. Tudo porque seu pai era integrante da VPR, a Vanguarda Popular Revolucionária, organização política de combate à ditadura, liderada pelo capitão Carlos Lamarca. Ernesto foi uma das quatro crianças trocadas com outros 40 presos políticos, como resgate do sequestro do embaixador alemão, Ehrenfried von Holleben, em 1970.
No livro, os filhos de combatentes da ditadura, hoje adultos na faixa dos 40 a 50 anos, contaram as suas lembranças da prisão, do exílio, do desamparo, de questionamentos em relação às suas identidades, assim como o medo, a insegurança, isolamento, solidão e vazio que vivenciaram e que, em muitos casos, são traumas não superados. (Com informações de divulgação)
(imagem reprodução) Os recursos que deveriam ir para área da Saúde e Educação, para construir…
(foto coraci ruiz - divulgação) Depois de estrear oficialmente no 54º Festival de Cinema de…
(foto renan ramos - divulgação) A obra de João Bosco ganha uma leitura para voz…
(foto pedro quintans - divulgação) A literatura de cordel produzida por um artista de Campinas…
(foto firmino piton - pmc) Arte, criação e pequenos negócios ocupam a Sala dos Toninhos,…
(imagens stf reprodução) A Polícia Federal cumpre 49 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira…