Neste sábado, 25, às 16h, o gramado do Instituto de Biologia (IB), da Unicamp, recebe a 1ª edição de 2015 do projeto Música no Campus que terá o som dos grupos “Duo Brazuca Jazz” e “Tierra Adentro”.
Brazuca Jazz é um projeto novo, norteado por novas direções do nosso atual mundo da música. Com integrantes vindos de formações diferentes e influências distintas, buscam agregar musicalidade e bom gosto em um repertório diversificado e, às vezes, muito inusitado. Seus membros fazem parte dos principais grupos de São Paulo e Campinas, tal como Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Guitarras Souza Lima e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Já se apresentaram em grupo e como solistas nos principais Teatros, unidades do SESC e projetos culturais da região e em outros estados.
O Grupo Tierra Adentro celebra a ideia de cardume latino-americano numa proposta musical em que se encontram danças e canções do interior da Argentina e países vizinhos, com seus rios e mares, suas festas e tragédias, suas lutas em comum. O projeto, montado com base no interesse comum pela canção latino-americana, aproxima o espectador da música do interior de Argentina, assim como também do Uruguai, Venezuela, México e Peru. O grupo carrega um apreço especial dentro do imenso repertório americano. É um resgate de canções que servem sempre como provocação para pesquisas e descobertas dentro da música de vários grupos culturais da América Latina. A pesquisa parte da formação do grupo que é totalmente acústica e camerística, e já sugere concepções de arranjo. As canções escolhidas são fruto da pesquisa individual de cada integrante – Violeta Parra, Victor Jarra, Eduardo Mateo, Atahualpa Yupanki e Chuy Rasgado – resultando em um show intenso e dinâmico, com canções em uma formação instrumental bastante inspiradora composta por voz, violão, contrabaixo fretless e percussão e arranjos vocais característicos da América Latina.
O Música no Campus é organizado pelo Gabinete do Reitor e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). Mais informações pelo telefone 19-3521-5231 ou e-mail [email protected]
A apresentação é gratuita e aberta ao público em geral. (Carta Campinas com informações de divulgação)