Categories: Música

Cidadão Instigado lança Fortaleza, álbum sobre a cidade em constante transformação

Por Rodrigo Arruda
Em seu 19º ano de existência, a banda Cidadão Instigado lança seu quarto álbum, Fortaleza, em referência à capital do Ceará, que é a cidade dos músicos. O trabalho tem treze canções de rock para todos os gostos, do sentimental ao progressivo.

E é justamente sobre a capital cearense e suas transformações, da paisagem urbana à falta de tranquilidade, que o álbum é construído. O grupo tenta homenagear e resgatar as lembranças de uma cidade em constante transformação.

Segundo Catatau, vocalista e guitarrista da banda, eles viveram os vários momentos da cidade. “Nasci nos anos 70 e nessa época Fortaleza era outra cidade, era bem diferente. Não sei como era antes, devia ser muito mais pacata como falam minha avó e minha mãe. Mesmo na minha época ainda era uma cidade pacata, ainda tinha seus momentos de paz, e foi se transformando como a maioria das cidades, umas antes que as outras.”

E como qualquer transformação urbana, Catatau lembra que o processo é acompanhado de consequências como a destruição de espaços antes reconhecidos e o aumento da violência.

E é essa experiência da cidade que a banda tentou levar para o disco.”Essa Fortaleza réia doida que é bronca mas que é gente fina. Somos todos fortalezas em movimento, cada um no seu tempo, besouros do mundo, borboletas e sentimentos”, anotaram os músicos no texto de divulgação.

O álbum já conta com mais de 1.500 downloads e pode ser ouvido e baixado gratuitamente no site da banda. A banda faz turnê de lançamento do álbum pelo Brasil e no exterior.

Parceiro Carta

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

8 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

9 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

13 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

13 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

14 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago