Projeto Performance convida o coletivo ‘Corpos Informáticos’ para performances e palestra

Corpos InformáticosA 17ª edição do Projeto Performance, que acontece no Sesc Campinas, convida o coletivo Corpos Informáticos, de Brasília (DF), para a realização de cinco performances e uma palestra entre os dias 26 e 28 de março. As atividades, todas gratuitas, relacionam técnicas e tecnologias a um corpo que, jogado na cidade, se redimensiona.

Um dos destaques da programação é a ação performática “Relação com as Coisas”, na qual os performers distribuem 77 pintinhos amarelos de corda ao público, propondo, em seguida, ações relacionadas aos bichinhos. A atividade acontece no dia 26 de março, às 18h, na Área de Convivência do Sesc, gratuitamente.

Além das ações, o grupo de Brasília promove uma palestra, também no dia 26, às 20h30, por meio da qual aborda as propostas artísticas do coletivo, enfatizando uma das questões mais importantes no seu repertório: a presença.

Quem ministra a palestra é Bia Medeiros, coordenadora do grupo, pesquisadora, artista e doutora em Arte e Ciências da Arte pela Université de Paris I.

No dia 28, sábado, às 11h, o coletivo realiza a ação performática “Birutas ao Vento Desfi(L)ando”, no Largo do Rosário, no centro de Campinas. A ação consiste em um desfile/dança desfiando corpos, com birutas e gestos inusitados ao vento, gerando (e)vento. Os espectadores são convidados a participar dançando conforme proposições filosóficas de Nietzsche.

O coletivo brasiliense é um grupo de pesquisa e intervenção urbana surgido em 1991. Atuando na linguagem da performance há mais de 20 anos, o projeto de Corpos Informáticos é dedicado ao trabalho e desenvolvimento de produções e linguagens artísticas, de composições urbanas e envolvimento ao vivo da plateia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abaixo, mas detalhes da programação da 17ª edição do Projeto Performance no Sesc:

DIA 26 – palestra CORPOS INFORMÁTICOS
Classificação indicativa: 12 anos. Bia Medeiros fala da carreira e proposta do grupo.
Reconhecidos nacionalmente, trazem nas intervenções a inserção da tecnologia, enfatizando a questão da presença, do ‘ao vivo’.
Data: Dia 26 de março, quinta, às 20h30
Local: Espaço Expositivo
GRÁTIS

DIA 26 – performance RELAÇÃO COM AS COISAS
Brincadeira com pintinhos amarelos de corda. São 77 pintos de corda. Proposta é interativa: cada espectador recebe um pintinho e participa das ações propostas.
Classificação indicativa: livre
Data: Dia 26 de março, quinta, às 18h
Local: Área de Convivência
GRÁTIS

DIA 27 – performance UNHAS DEFEITAS
Corpos Informáticos (de)faz as unhas, isto é, pinta em volta das unhas com esmalte de unha. Resultado plástico indaga sobre a beleza estereotipada da mulher contemporânea, propondo aos espectadores, passantes, que deixem (de) fazer suas unhas e/ou (de)façam suas unhas.
Classificação indicativa: livre
Data: Dia 27 de março, sexta, às 12h
Local: Área de Convivência
GRÁTIS

DIA 27 – performance BIRUTAS AO VENTO
Corpos Informáticos desfila, distribuindo birutas para aqueles que desejarem participar. Passeio percorre Sesc e depois se aventura pelas ruas próximas em atividade lúdica.
Classificação indicativa: livre
Data: Dia 27, sexta, às 15h
Local: Espaço Expositivo
GRÁTIS

DIA 27 – performance BLOCO DE SENSAÇÕES
Público é convidado a participar da atividade lúdica em “Blocos” infláveis, onde cabem pessoas, que podem correr, rolar e mergulhar.
Classificação indicativa: livre
Data: Dia 27, sexta, às 19h
Local: Área de Convivência e por toda a unidade
GRÁTIS

DIA 28 – performance BIRUTAS AO VENTO DESFI(L)ANDO
Desfile/dança desfiando corpos, com birutas e gestos inusitados ao vento, gerando (e)vento. Os espectadores são convidados a participar dançando conforme proposições filosóficas de Nietzsche.
Classificação indicativa: livre
Data: Dia 28, sábado, às 11h
Local: Largo do Rosário
GRÁTIS

Comente