josenascimentofacebookA postagem da cantora Pitty nas redes sociais sobre as manifestações do último dia 15 tem um significado muito maior do que uma simples posição e opinião da cantora. Ela remete à história do século 20.

É muito fácil criticar Hitler, Pinochet, Mussolini ou os militares brasileiros pela tortura e assassinatos, mas eles sozinhos não fariam nada do que fizeram. Eles precisam de muito dinheiro e de um certo apoio de empresários e da população.

A história e a própria Comissão da Verdade no Brasil já nos mostraram o tanto de gente (e não são poucas mesmo) que apoiaram regimes fascistas, ditatoriais, homicidas.

Mas não dá para dizer que você é inocente em pleno século 21, com toda a bagagem de informação e de história que temos sobre a Alemanha Nazista, o fascismo italiano, a ditadura chilena, a ditadura da Argentina, brasileira etc.

Muitos dos que estavam na passeata estavam com sangue nos olhos. Nas ruas, basta circular para perceber o clima de ódio, principalmente entre a população mais velha.

Quem marcha ao lado de fascista e nazista é também fascista e nazista. Não há beleza nem democracia em marchar ao lado dos que querem o fim da democracia e a morte do adversário.

Com diz Pedro Santa Helena, o que há é um democracídio.

corbis