JBorges2Nesta quinta-feira, 19 de março, às 20h, será aberta no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), a mostra “Gravura Brasileira – Recorte do Acervo Olho Latino”, composta por mais de 80 obras de artistas consolidados na história da gravura brasileira.

Nesta mostra o Museu Olho Latino apresenta parte do seu acervo nacional, constituído, em sua maioria, por doações dos próprios artistas e por aquisições provindas das premiações das Bienais de Gravura Olho Latino. São obras de importantes artistas, representantes de vários estados, e compõem uma parcela significativa da arte da gravura brasileira.

No total, 43 artistas participarão da mostra que tem curadoria do artista Paulo Cheida Sans.

A exposição está dividida em três segmentos que se completam. O destaque é para a representação com maior quantidade de obras expostas, que é a coleção assinada por J. Borges, artista gravador e cordelista, um dos nomes importantes na expressão da cultura popular.

Outro segmento da mostra é composto por 60 gravuras de 33 artistas consagrados pela história da gravura nacional, entre eles está Francisco Stockinger, artista plástico de Porto Alegre.

O terceiro segmento da exposição é composto por instalações do Grupo Olho Latino que valorizam o uso da gravura em sintonia com outros materiais, transcendendo o habitual. A primeira exposição dos artistas aconteceu na Casa da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. Atualmente, o grupo é formado por nove artistas, na maioria professores de Artes de Campinas e região.

O contexto geral dos segmentos expostos oferece um panorama dos procedimentos técnicos da arte da gravura, mostrando xilogravuras, gravuras em metal, serigrafias, litografias e outros processos, além de assinalar importantes aspectos da gravura no contexto da arte contemporânea, conforme a opinião do curador da mostra.

Participam da mostra, os artistas: Ana Calzavara, Antonio Henrique Amaral, Bernardo Caro, Célia Paulino, Cláudia Sperb, Dimas Garcia, Dulce Osinski, Evandro Carlos Jardim, Francisco Maringelli, Francisco Stockinger, Fúlvia Gonçalves, Hélio Leites, Hélio Shonmann, J. Borges, Jaider Laerdson, João Bosco, Jonathan Medina, Kenichi Kaneko, Leonor Décourt, Lucimar Belo, Marcelo Oliveira, Maria Bonomi, Mariko Kaneko, Marlene Crespo, Maurício Parra, Mauro Andriole, Miriam Tolpolar, Norberto Stori, Nori Figueiredo, Rogério Mourtada, Sérgio Lima, Valdir Rocha e Wilson Roberto da Silva.

O Museu Olho Latino foi fundado em Campinas pelo casal de artistas Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans no ano de 2001. Atualmente possui em seu acervo mais de 1000 gravuras de vários países, principalmente da América Latina, e tem sua sede de exposições na Estância de Atibaia, SP. É formado atualmente por Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

A visitação à exposição é gratuita e pode ser feita até o dia 19 de abril. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: Gravura Brasileira – Recorte do Acervo Olho Latino
Curadoria da mostra: Paulo Cheida Sans.
Abertura da mostra: 19 de março, às 20h.
Período da mostra: 19 de março a 19 de abril de 2015.
Local: Museu de Arte Contemporânea “José Pancetti”
Endereço: Rua Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados de 9h às 16h e domingos e feriados das 9h às 13h. Entrada gratuita.
Organização e apoio: Museu Olho Latino.
Realização: MAC Campinas e Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campinas.