logo-poeticas-300x163Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do projeto “Poéticas da Vila – epifanias da cotidiano”, uma parceria dos grupos Boa Companhia e Grupo Matula Teatro, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) Território das artes.

Esse projeto prevê residências artísticas, oficinas e encontros que irão acontecer na sede dos grupos, na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas (SP) e pelas ruas da própria Vila, de abril a novembro, do outono até a primavera.

Para a residência artística serão selecionados 10 participantes, que tomarão parte em oficinas e trabalho de criação, passeando por diversas linguagens artísticas – literatura, artes plásticas, música e performance. Como forma de interação dessas linguagens, os residentes irão, pouco a pouco desenhando um mapa desse passeio.

A ideia da qual nasce esse projeto, é de que a arte pode estar em qualquer lugar, e que uma das formas de se encontrar com ela é… passear pelas ruas. Por essa razão, os 10 residentes serão batizados de peripatéticos. Peripatético é aquele que aprende passeando, em movimento, como fazia Aristóteles. Ambulante, que deriva e devaneia. É aquele que aprende e inventa na simplicidade do dia-a-dia. Passeando se podem descobrir as pequenas belezas, as epifanias do simples, os deuses das pequenas coisas.

Como o projeto prevê uma interação com a vida da vila, cada oficina, de cada linguagem artística, será aberta aos moradores, vizinhos e interessados. Porém, aos residentes – os peripatéticos – caberá ir tecendo a trama que une cada linguagem artística ao mapa da vila. Para isso, no período entre as oficinas, os 10 peripatéticos irão passear pelas ruas da vila, conversando com os antigos e novos moradores, colhendo histórias, pequenos objetos, fragmentos de memória, lembranças de músicas, descobrindo lugares especiais, olhando com um novo olhar os lugares corriqueiros.

11009137_954633114549825_6852105506835396184_nAs oficinas, além da participação dos dez residentes, serão abertas aos moradores da vila e outras pessoas interessadas. Cada oficina terá a duração de três dias, sempre as sextas, sábados e domingo, sendo uma por mês, nos meses de abril, maio, junho e julho. A ideia é fazer com que cada participante das oficinas amplie seu conhecimento sobre a peculiaridade de cada linguagem artística, se re-encantando com a palavra, por meio da literatura, com as cores, formas e texturas, por meio das artes visuais, com os sons e com a própria voz, por meio da música e, que por meio da performance, amplie sua percepção sobre a ação poética, sobre a ação testemunhada.

No segundo semestre, os Peripatéticos, Boa Companhia e o Matula Teatro, alimentados pelo que aprenderam, realizarão três ações cênicas coletivas: passeios guiados no ônibus que faz a linha pela Vila, um pic-nic cênico na praça, e um passeio pela orla da fazenda, dedicado aos bichos e as crianças, além de uma festa de encerramento no equinócio da primavera.

Os dez residentes (todas as oficinas, projetos de criação /interação de linguagens e investigação “entre-oficinas”) serão selecionados através de carta de interesse e currículo e as inscrições acontecerão de 13 de março a 03 de abril de 2015. As atividades são todas gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site do Matula ou da Boa Companhia.

Para participar pontualmente das oficinas, o público poderá se inscrever separadamente em cada uma delas, uma semana antes do início de cada uma. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Equipe do Projeto 
coordenação/orientação: Boa Companhia e Matula Teatro

OFICINAS:
LITERATURA
Doris Accioly Silva (Faculdade de Educação/USP): Conversas sobre criação artística e pensamento libertário
Maria Lúcia Fabrini de Almeida (Instituto Veredas): Oficina prática de escrita criativa

ARTES VISUAIS
Guilherme Werneck (Instituto Veredas): Oficina prática de escrita, desenho e pintura.
Helô Cardoso (Instituto de Artes da UNICAMP): Oficina prática de objetos inusitados e inúteis.

MÚSICA
Silas Oliveira (Banda Senhor Macaco): Oficina de canto e música
Leonardo Matricardi (Cia histriônica de Teatro): Oficina prática de canto coral.

PERFORMANCE
Carminda Mendes (Instituto de Artes da UNESP): A arte na rua, poetização de espaços públicos
Coletivo Cambar : Oficina de prática de ação performática