mapa da dengue PMC
Mapa da dengue de fevereiro

A Secretaria de Saúde de Campinas informou, na tarde desta quarta-feira, 4 de março, que foram confirmados 274 casos de dengue em fevereiro, uma redução em relação a janeiro, quando foram confirmados 614. Apesar da queda, o número de casos suspeitos passou de 915 para 2.422, um aumento superior a 160% em fevereiro em relação ao mês anterior.

As regiões mais atingidas são do S.Domingos e S. Cristóvão, jd. Eulina, Anchieta e Barão Geraldo. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) tem, ainda, 873 casos em investigação – que aguardam resultados de exames laboratoriais para a confirmação ou descarte – com início de sintomas em janeiro. Isso talvez tenha contribuído para a queda no número de casos confirmados. O município não tem casos notificados de chikungunya.

Os meses de janeiro a maio, historicamente, são os de maior incidência da dengue, por conta do calor e das chuvas, sendo o pico em abril.

Este ano houve um aumento de mais de 57% das notificações de dengue em todo o País no mês de janeiro. Além disso, muitos municípios paulistas e da região de Campinas enfrentam epidemia da doença.

Temendo uma piora na situação, o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, reuniu-se com representantes dos hospitais públicos e privados da cidade, nesta terça-feira, 3. O objetivo do encontro foi reforçar a necessidade de todos garantirem que seus profissionais estejam preparados para o diagnóstico e o tratamento precoces dos casos.

Além disso, em algumas unidades de saúde já foram abertas salas específicas para o atendimento de dengue. Esta medida pode ser estendida para outros serviços, conforme a necessidade. A Secretaria de Saúde ainda fez o aporte de insumos e de recursos humanos, iniciativa que também será acionada conforme a necessidade. (Carta Campinas com informações de divulgação)