Entre os dias 16 e 18 de março, o Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação (DMM) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp promoverá a apresentação dos filmes vencedores do 42º Festival Internacional de Cinema de Huesca 2014. Serão duas sessões diárias, a partir das 16h e 19h, na Sala de Cinema da Casa do Lago.
O festival de curtas-metragens da cidade de Huesca, pertencente à comunidade autônoma de Aragón (Espanha), é um dos mais tradicionais da Europa. Também funciona como um ponto de encontro com a produção de longas-metragens contemporâneos europeus, pois apresenta uma seleção dos principais filmes europeus em sessões especiais todos os dias do festival no teatro da cidade. Todos os filmes tem legendas em espanhol e inglês. A Unicamp, através do DMM/IA, incorpora uma rede de instituições que farão as exibições dos vencedores do festival e que percorrerá espaços culturais fora da Espanha, sendo no Brasil a primeira instituição a realizá-lo.
Nesta segunda-feira, dia 16, serão exibidos os curtas-metragens “La Isla”, “Padre”, “Echoes” e “Tomou Café e Esporou”. Em “La Isla”, uma família se reúne em sua casa de verão em uma ilha. Esperam um último integrante familiar se juntar a eles. Conforme avança o dia e ele não chega, uma estranha ansiedade toma conta de todos. O grupo separa-se e os membros da família, separadamente, vagueiam aos arredores da casa, enfrentando o mar e um medo inexplicável, que lentamente os consome. (Legendas em Inglês) 30’. Em “Padre”, dia a dia, uma mulher cuida de seu acamado pai militar. A ditadura chegou ao fim na Argentina, mas não na vida da mulher. (Legendas em Inglês) 12’. “Echoes” traz um lugar esquecido pela passagem do tempo, onde mora um homem com ecos do que uma vez foi sua vida. (Legendas em Espanhol. Áudio em Inglês) 11’. No curta “Tomou Café e Esporou”, Carlos vai à cozinha e faz café. O tempo que separa o ontem de hoje. Um curta metragem sobre coisas não ditas, gestos não vividos, carícias não sentidas.
No dia 17, terça-feira, serão exibidos os filmes: “Пoжар (The fire)”, “Hollow Land” , “Je t’aime deception”, “Matka Mother” e “37º 4 S”. Em “Пoжар (The fire)”, o filho de um padre rural foge de casa depois de uma discussão com seu pai, mas ele é forçado a retornar para salvar sua família.. (Legendas em Inglês e Espanhol) 25’. “Hollow Land” é um filme evocativo sobre a eterna busca do ser humano por um lar. Berta e Solomon chegam em uma terra onde eles prometeram entre si ter um descanso de suas muitas viagens. Mas… eles encontraram utopia ou outra parada em sua longa viagem? (Legendas em Inglês e Espanhol) 1’. “Je t’aime deception” traz quatro personagens que se encontram e mantém laços mais ou menos fortes entre si. Carregados por suas ansiedades e desejos, todos eles vão sofrer uma desilusão. Separação do amado causa sentimentos de fragmentação. A ideia de alma gêmea involve a ideia de incompletude. (Legendas em Espanhol) 30’. Em “Matka Mother”, Malgorzata, uma importante política, está indo para sua casa no lago. Seu filho, um viciado em drogas, precisa de sua ajuda. Malgorzata pede ajuda à sua filha. Uma vez em casa, eles acham o filho de Malgorzata semi-consciente e o corpo massacrado de uma jovem garota. (Legendas em Espanhol) 30’. Em “37º4 S”, 270 pessoas vivem em Tristan de Cunha, uma pequena ilha no meio do oceano Atlântico. Nick e Ana, dois adolescentes, conhecem-se desde seus nascimentos, e são amantes desde a infância. Mas Ana acaba de se decidir: Ela vai estudar na Inglaterra, 6152 milhas de distância de Tristan. (Legendas em Espanhol. Áudio em Inglês) 12’.
As exibições dos curtas continuam na quarta-feira, 18, com os filmes: “El Yaum Kel Yaum”, “El Domador de Peixos”, e “Enseguida anochece”. “El Yaum Kel Yaum” proporciona ao público uma rara e honesta viagem com uma família síria, mostrando o decorrer de seu dia a dia sob as circunstâncias na Síria, tentando se adaptar à nova vida que eles são forçados a viver. Um chance para sua filha, Reem, de conhecer sua família novamente e reconstruir seu relacionamento com ela depois que a vida mudou para todos.(Legendas em Inglês e Espanhol) 26’. Já “El Domador de Peixos” traz uma lagoa do pátio da casa de Francisco onde há ainda alguns peixes coloridos nadando, mas há um que sempre permanece no fundo. Ela não sobe mais como costumava. Qualquer um dizendo que peixes não têm memória, obviamente nunca conheceu Juanita, a Carpa. Uma história única sobre uma amante do mar. (Legendas em Inglês e Espanhol) 23’. Em “Enseguida anochece”, cada um está sozinho no coração do mundo, transpassado por um raio de sol, e em seguida anoitece. (Legendas em Inglês) 13’.
Na quinta-feira, 19, às 13h30, será exibido o filme “Top Gun”, de Tony Scott. Pete Mitchell (Tom Cruise), um jovem piloto, ingressa na Academia Aérea para se tornar piloto de caça. Lá se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura (Val Kilmer). (1h49min)
Ainda na quinta-feira, 19, acontece o lançamento do documentário Diário de Exus de Gilberto Alexandre Sobrinho, professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, no Instituto de Artes da Unicamp. O documentário Diário de Exus é uma trabalho realizado a partir de uma peça de teatro chamada Exus, que fala sobre a figura mitológica do orixá Exu. O documentário tematiza as formas pelas quais a cultura negra se inscreve na cidade de Campinas e, consequentemente, fala da diversidade multicultural que nos caracteriza. Tendo como fio condutor a história pessoal de Mestre Jaça, a narrativa trata de questões como identidade, racismo e a herança afro-brasileira situada no presente. O filme será exibido em duas sessões, às 16h e às 19h, sendo esta última seguida por debate com os realizadores.
Na sexta-feira, as exibições se encerram com “Nascidos em Bordéis”, documentário de Ross Kauffman e Zana Briski. A fotógrafa Zana Briski e o cineasta Ross Kauffman foram à uma das regiões mais marginalizadas e pobres da Índia para quebrar tabus. Na cidade de Calcutá funciona a zona de prostituição Sonagachi, onde a fotógrafa iniciou um workshop com os filhos das garotas de programa da região. Meninos e meninas acostumados com a exclusão provaram do poder transformador da arte.
Em todos os dias as exibições acontecem às 16h e às 19h, exceto a exibição de “Top Gun” que acontece apenas às 13h30 na quinta-feira, e são gratuitas. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.