Vivência ‘Danças e Cantos Devocionais do Sul da Itália’ acontece na Vila São João

Na próxima sexta-feira, 6, das 19h às 21h, acontece no espaço Roda Om, na Vila São João, em Barão Geraldo, mais uma edição da 6ª Venusiana com a vivência “Danças e Cantos Devocionais do Sul da Itália – a paixão no corpo e na alma”, um encontro voltado às mulheres e aos homens que desejam movimentar a sua anima.

Este é o segundo de uma série de encontros mensais, que acontecem geralmente entre a 1ª e a 2º sexta-feira de cada mês. Uma proposta transformadora e mobilizadora da paixão pela vida, pelo que somos e pelo que fazemos, usando a antiga tecnologia da devoção, maravilhosa arte que abre o indivíduo para o amor e o melhor da vida.

O Sul da Itália, que compreende a região da Campagna (Napoli), Sicília, Calábria e Salento, conserva uma riquíssima tradição cultural derivada de antigos cultos pré-cristãos, que entrecruzam raízes gregas e islâmicas e de toda a mestiçagem do riquíssimo caldeirão cultural formado pelos povos do Mediterrâneo.

As variadas danças que servem tanto a eventos profanos, quanto a rituais sagrados e onde, muitas vezes, um se mistura ao outro, relacionam-se ao culto das Madonas Negras, reminiscências de antigas religiões conectadas ao Sagrado Feminino em sua qualidade geradora da vida.

As inscrições para participar da vivência devem ser feitas pelo email: rodaom@gmail.com. O espaço aguarda as inscrições dos interessados para poder se organizar apropriadamente. A vivência é uma oportunidade para o público adentrar esta tradição bela, envolvente e apaixonante das danças e cantos devocionais.

Homens e mulheres devem ir vestidos com roupas frescas e preferencialmente nas cores branco e vermelho. Mulheres podem ir de saia longa e rodada. A roupa deve ser adequada a se movimentar com liberdade, sem constrangimentos.

As atividades serão conduzidas por Daniela Morais que estudou esta tradição de 2002 a 2012 com a pesquisadora, percussionista, cantora e bailarina Alessandra Belloni em vários de seus workshops e cursos no Brasil e na Itália, também dançando em seus shows. Desde então, tem seguido, com sua pesquisa particular adequando à sua experiência como bailarina e estudiosa do simbolismo sagrado das danças ancestrais de cura e de devoção. Desde 2011, tem ministrado workshops relacionados às danças, canções e percussão do sul da Itália, em cidades como Porto Alegre, Araraquara, Holambra e Campinas. Em 2012, ao lado do violinista Alexandre D’Antonio, criou o grupo cênico musical Taranta Brasiliana, apresentando em vários eventos e teatros da cidade de Campinas.

Mais informações na página do evento nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

‘Pudor em Chamas’ leva releitura contemporânea de Nelson Rodrigues ao Castro Mendes

(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…

2 hours ago

Projeto Preta Rosa & Caju leva a música produzida em Campinas para as plataformas digitais

(foto gabi perissinotto - divulgação) O projeto Preta Rosa & Caju chega a todas as…

2 hours ago

Veja a lista das faculdades de medicina reprovadas no exame do Enamed

(foto marcelo camargo - ag brasil) Uma situação grave. Nesta segunda-feira (19), o Ministério da…

4 hours ago

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

20 hours ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

20 hours ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

1 day ago