OSESP se apresenta em Paulínia com obras de Heitor Villa-Lobos e Igor Stravinsky

Como parte do projeto Osesp Itinerante, no qual a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) empreende uma turnê pelo interior paulista, em concertos gratuitos, a cidade de Paulínia receberá, no próximo dia 5 de fevereiro, uma apresentação da orquestra sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky.

No repertório da apresentação estão obras de Heitor Villa-Lobos e Igor Stravinsky. O programa abre com duas peças de Villa-Lobos: primeiro o expressivo “Prelúdio”, das Bachianas Brasileiras nº 4, inspirado nas seis primeiras notas do tema da Oferenda musical de Bach; em seguida, a Sinfonia nº 8, que estreou em 1955, no Carnegie Hall, com a Orquestra da Filadélfia, regida pelo próprio Villa-Lobos.

Ao final, a Osesp interpreta a vigorosa suíte O Pássaro de Fogo – Versão 1919, de Stravinsky. De orquestração exuberante e harmonias complexas, a peça foi escrita originalmente para um balé e explora um universo de fantasia, em que um herói luta contra um bruxo poderoso, conta com a ajuda de um mágico pássaro de fogo, e liberta treze princesas de um feitiço.

A turnê Osesp Itinerante percorre anualmente cidades do Estado de São Paulo oferecendo à população uma série de atividades gratuitas que incluem concertos sinfônicos ao ar livre, oficinas com músicos da Osesp, cursos de apreciação musical e concertos de câmara e coro, além de concertos ao ar livre.

Os concertos da turnê Osesp Itinerante são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, e contam com a correalização do Sesc São Paulo.

Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos no local de cada atividade, sempre a partir de uma hora antes do início do concerto. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Turnê Osesp Itinerante 2015 – Paulínia
5 de fevereiro, quinta, às 20h.
Theatro Municipal Paulo Gracindo – Avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1551 – Jardim América, Paulínia (SP).
Entrada gratuita (distribuição de ingressos no local a partir das 19h)

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

23 minutes ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

2 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

20 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago