Por Halison Bruno de Lima Lara

Ag BR - Mangabeira Unger
Mangabeira Unger –

O Palácio do Planalto divulgou ontem (3/2) em nota oficial a nomeação de Roberto Mangabeira Unger à Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) em substituição ao ministro Marcelo Neri.

O novo ministro, que já chefiou a mesma pasta no governo Lula, é professor da Universidade de Harvard, filósofo, teórico social, autor de diversos livros e um possuidor de um vasto currículo.
Embora a mudança tenha ocorrido de forma discreta e sem holofotes, a nomeação do novo ministro deve agradar setores de esquerda que apoiaram a reeleição de Dilma Rousseff em outubro do ano passado e que se encontram insatisfeitos com as medidas de austeridade anunciadas no primeiro mês do novo mandato.
Em meio a esse caos pela governabilidade presidencial, Mangabeira Unger é uma ponta de esperança que surge no novo governo Dilma. Com um debate profundo sobre democracia e participação social, o novo ministro, em palestras  e entrevistas proferidas no final de 2014, demonstra uma visão de Brasil que poucos têm, uma visão nova e ousada, atenta às particularidades de cada região e que dialogam com as principais bandeiras da esquerda.
O Planalto informou ainda, através da Secretaria de Imprensa, que a posse do novo ministro deve ocorrer amanhã (5/2) às 10h.