Por Erica Mariosa

boitupe barco amazonasViver de forma sustentável se tornou o maior desafio para a humanidade neste século XXI, então imagina como seria para uma comunidade ribeirinha na maior biodiversidade do planeta, tendo que viver de acordo com sua cultura e práticas milenares, usufruir dos avanços e do desenvolvimento da sociedade moderna e ao mesmo tempo contribuir para preservar o ambiente e o planeta?

Pois esse é o objetivo do Projeto Biotupé, que realiza desde 2001 pesquisas na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, localizada em Manaus/Amazonas. Envolvendo professores e pesquisadores de diversas áreas acadêmicas, profissionais e a população local em atividades que procuram valorizar os conhecimentos que já possuem e satisfazer suas necessidades mais elementares sem impactar negativamente no meio em que vivem.

Como forma de conscientização e demonstração de que é possível conseguir resultados semelhantes em outras áreas do Brasil, o Projeto Biotupé, através do Professor Duarcides Mariosa, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas na área de sustentabilidade socioambiental, estará recebendo interessados (alunos, professores, profissionais e pesquisadores) para realizar uma viagem de estudos para conhecer a RDS do Tupé e os projetos que ajudam a realizar com os comunitários.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março de 2015 , através do email [email protected] e a viagem acontecerá em 07 a 12 de julho. Fique atento que disponibilizamos apenas de 20 vagas. Para conhecer mais sobre o assunto.