af9fa49963Até o próximo dia 25 de fevereiro, os interessados poderão se inscrever no Curso de Produção de Documentário DOC 360º, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

Nessa segunda edição do Curso DOC 360°, o próprio MIS, que completa 40 anos em 2015, se coloca como pauta. A proposta do museu é convidar o público a refletir sobre o espaço, sobre seus acervos e sobre seus saberes acumulados ao longo de décadas pela sua equipe, por seus parceiros e pelas instituições que investiram na sua qualificação enquanto uma instituição de memória.

A proposta do curso busca, através das estratégias de produção documentárias, repensar o museu, projetá-lo para seu futuro, produzindo suportes para a divulgação daquilo que já se acumulou e daquilo que ainda falta conquistar.

Veja abaixo mais detalhes sobre o curso, objetivos, metodologia, forma de inscrição, horários, dentre outras informações:

Curso DOC 360º – MIS Campinas

Objetivos

Dar acesso aos procedimentos museológicos que orientam o MIS;
Facilitar a abordagem aos acervos do Museu para produzir suportes de divulgação das informações ali acumuladas; Promover a apropriação do documentário em audiovisual visando a história e teoria do documentário e a experimentação na produção de documentários;
Fomentar a formação de um circuito de divulgação e debate sobre as políticas de preservação da memória social e através dos suportes audiovisuais;
Problematizar e incentivar a formação e preservação de acervos de memória social em audiovisual.

Metodologia
1. Realização de seminários e debates sobre textos indicados;
2. Projeção e análise de documentários paradigmáticos;
3. Orientação para elaboração de um projeto prático pelos participantes, para a formação de circuito de exibição ou para a produção de documentário;
4. Visitas aos acervos do museu e compartilhamento de informações sobre a organização, preservação e difusão de acervos em audiovisual.
5. Realização e registro em vídeo de Mesas Redondas e Depoimentos sobre a história do MIS. Estrutura programática Módulo I Os documentos e a Monumentalização do Passado Discussão sobre procedimentos de investigação histórica e o papel do cinema nesta aventura.

Módulo II
O MIS: seus operadores, seus parceiros e seus registros acumulados
Trabalhar a história do Museu através dos personagens que trabalharam por sua constituição; abordar seus acervos, discutir seus procedimentos de preservação e suas estratégias de divulgação.

Módulo III
As marcas do MIS pela Cidade
Mapear o impacto das políticas culturais implementadas pelo MIS no debate das políticas da cultura local.

Módulo IV
O MIS na boca e nos olhos do DOC360°
Roteirização, edição e exibição do material reunido, devorado e digerido pelos DOC-entes. (o detalhamento do Programa será entregue quando da inscrição)

Período de implementação: março a dezembro/2015
Carga Horária: 150 horas (75 horas aula + 55 horas atividade de estudo e desenvolvimento de projeto + 10 horas orientação + 10 horas exibição)
O Curso se realizará às quartas-feiras, das 19h às 21h30, de 04/Mar/2015 a 1º/Jul/2015 e de 05/Ago/2015 a 26/Ago/2015; de setembro a final de novembro teremos um encontro mensal coletivo e horários flexíveis para orientação de projetos, em dezembro teremos a mostra dos trabalhos e a confraternização com entrega dos certificados.
Serão emitidos certificados de conclusão de curso livre para os participantes que alcançarem 75% de presença e desenvolverem satisfatoriamente um projeto prático.

Inscrições: de 19 a 25/Fev/2015
Presencialmente no MIS, de segunda a sexta-feira, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas, ou pelo e-mail [email protected] (não há taxa de inscrição).
Os interessado(a)s deverão: – preencher ficha de inscrição; – apresentar um currículo com informações sobre atividades pedagógicas (formais e informais), envolvimento com entidades culturais e sociais, e formação na área de produção de imagem e memória; – apresentar uma carta de intenções de no máximo 20 linhas com as razões pelas quais deseja participar do curso.
Vagas: 45 vagas.
Em caso de inscrição de mais candidatos do que vagas, a equipe do Curso realizará um processo seletivo levando em consideração os dados curriculares a a carta de intenções.
O resultado do processo seletivo será apresentado na primeira sessão do Curso (04/Mar).

Investimento/contrapartida
Curso gratuito realizado como pesquisa-ação crítico-colaborativa entre os ministrantes e participantes. No ato da matrícula, os participantes autorizarão automaticamente o registro e a utilização de textos, questionários, imagens e sons para fins de pesquisa em arte/educação e difusão cultural, sem objetivos comerciais ou financeiros. Os documentários realizados pelos participantes sob orientação dos ministrantes serão registrados com o selo Creative Commons e poderão ser exibidos e difundidos livremente pelo MIS Campinas.

Equipamentos e materiais de uso e consumo dos participantes, são de responsabilidade dos mesmos, não sendo providenciados pelo museu.

Coordenação: Orestes Toledo, Antônio Joaquim Andrade, Juliana Siqueira, Batata e Sônia Fardin

Local de realização: Museu da Imagem e do Som de Campinas Rua Regente Feijó, 859, Centro. Fone (19) 3733 8800

 

(Carta Campinas com informações de divulgação)