Inscrições para o Curso de Produção de Documentário DOC 360º vão até dia 25

af9fa49963Até o próximo dia 25 de fevereiro, os interessados poderão se inscrever no Curso de Produção de Documentário DOC 360º, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

Nessa segunda edição do Curso DOC 360°, o próprio MIS, que completa 40 anos em 2015, se coloca como pauta. A proposta do museu é convidar o público a refletir sobre o espaço, sobre seus acervos e sobre seus saberes acumulados ao longo de décadas pela sua equipe, por seus parceiros e pelas instituições que investiram na sua qualificação enquanto uma instituição de memória.

A proposta do curso busca, através das estratégias de produção documentárias, repensar o museu, projetá-lo para seu futuro, produzindo suportes para a divulgação daquilo que já se acumulou e daquilo que ainda falta conquistar.

Veja abaixo mais detalhes sobre o curso, objetivos, metodologia, forma de inscrição, horários, dentre outras informações:

Curso DOC 360º – MIS Campinas

Objetivos

Dar acesso aos procedimentos museológicos que orientam o MIS;
Facilitar a abordagem aos acervos do Museu para produzir suportes de divulgação das informações ali acumuladas; Promover a apropriação do documentário em audiovisual visando a história e teoria do documentário e a experimentação na produção de documentários;
Fomentar a formação de um circuito de divulgação e debate sobre as políticas de preservação da memória social e através dos suportes audiovisuais;
Problematizar e incentivar a formação e preservação de acervos de memória social em audiovisual.

Metodologia
1. Realização de seminários e debates sobre textos indicados;
2. Projeção e análise de documentários paradigmáticos;
3. Orientação para elaboração de um projeto prático pelos participantes, para a formação de circuito de exibição ou para a produção de documentário;
4. Visitas aos acervos do museu e compartilhamento de informações sobre a organização, preservação e difusão de acervos em audiovisual.
5. Realização e registro em vídeo de Mesas Redondas e Depoimentos sobre a história do MIS. Estrutura programática Módulo I Os documentos e a Monumentalização do Passado Discussão sobre procedimentos de investigação histórica e o papel do cinema nesta aventura.

Módulo II
O MIS: seus operadores, seus parceiros e seus registros acumulados
Trabalhar a história do Museu através dos personagens que trabalharam por sua constituição; abordar seus acervos, discutir seus procedimentos de preservação e suas estratégias de divulgação.

Módulo III
As marcas do MIS pela Cidade
Mapear o impacto das políticas culturais implementadas pelo MIS no debate das políticas da cultura local.

Módulo IV
O MIS na boca e nos olhos do DOC360°
Roteirização, edição e exibição do material reunido, devorado e digerido pelos DOC-entes. (o detalhamento do Programa será entregue quando da inscrição)

Período de implementação: março a dezembro/2015
Carga Horária: 150 horas (75 horas aula + 55 horas atividade de estudo e desenvolvimento de projeto + 10 horas orientação + 10 horas exibição)
O Curso se realizará às quartas-feiras, das 19h às 21h30, de 04/Mar/2015 a 1º/Jul/2015 e de 05/Ago/2015 a 26/Ago/2015; de setembro a final de novembro teremos um encontro mensal coletivo e horários flexíveis para orientação de projetos, em dezembro teremos a mostra dos trabalhos e a confraternização com entrega dos certificados.
Serão emitidos certificados de conclusão de curso livre para os participantes que alcançarem 75% de presença e desenvolverem satisfatoriamente um projeto prático.

Inscrições: de 19 a 25/Fev/2015
Presencialmente no MIS, de segunda a sexta-feira, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas, ou pelo e-mail [email protected] (não há taxa de inscrição).
Os interessado(a)s deverão: – preencher ficha de inscrição; – apresentar um currículo com informações sobre atividades pedagógicas (formais e informais), envolvimento com entidades culturais e sociais, e formação na área de produção de imagem e memória; – apresentar uma carta de intenções de no máximo 20 linhas com as razões pelas quais deseja participar do curso.
Vagas: 45 vagas.
Em caso de inscrição de mais candidatos do que vagas, a equipe do Curso realizará um processo seletivo levando em consideração os dados curriculares a a carta de intenções.
O resultado do processo seletivo será apresentado na primeira sessão do Curso (04/Mar).

Investimento/contrapartida
Curso gratuito realizado como pesquisa-ação crítico-colaborativa entre os ministrantes e participantes. No ato da matrícula, os participantes autorizarão automaticamente o registro e a utilização de textos, questionários, imagens e sons para fins de pesquisa em arte/educação e difusão cultural, sem objetivos comerciais ou financeiros. Os documentários realizados pelos participantes sob orientação dos ministrantes serão registrados com o selo Creative Commons e poderão ser exibidos e difundidos livremente pelo MIS Campinas.

Equipamentos e materiais de uso e consumo dos participantes, são de responsabilidade dos mesmos, não sendo providenciados pelo museu.

Coordenação: Orestes Toledo, Antônio Joaquim Andrade, Juliana Siqueira, Batata e Sônia Fardin

Local de realização: Museu da Imagem e do Som de Campinas Rua Regente Feijó, 859, Centro. Fone (19) 3733 8800

 

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente