fabiana mattos cc - chuvaA Defesa Civil de Campinas registrou um índice pluviométrico de 112 mm de chuva na região Leste de Campinas durante o temporal da madrugada desta terça-feira, 10 de fevereiro. É o maior volume de chuva verificado em curto período de tempo (em torno de duas horas) sobre a cidade nos últimos 12 anos. Em 2003, o índice pluviométrico foi de 141 mm.

A chuva, que começou por volta de 23h30 de terça-feira e avançou pela madrugada, atingiu fortemente a região Leste da cidade. Em outras regiões, a precipitação foi menor: 82 mm na região Sudoeste; 67 mm na Noroeste e 61,6mm na Sul.

A Defesa Civil atendeu 42 ocorrências de alagamentos em vários bairros e também houve sete quedas de muro durante a noite e a madrugada. A mais grave foi registrada na Avenida João Jorge, na Vila Industrial, no 8º Batalhão da Polícia Militar.

Entre os bairros mais atingidos estão Jardim Campos Elíseos, Núcleo Residencial Novo Ipaussurama, Jardim Lisa, Jardim do Lago, Jardim das Bandeiras, Cidade Satélite Íris I, Jardim Novo Maracanã, Vila Perseu Leite de Barros, Jardim Santa Cruz, Jardim Florence, Jardim do Trevo, Jardim Anchieta, Residencial Novo Mundo.

O dia 17 de fevereiro de 2003 ficou marcado tragicamente na história de Campinas pelas fortes chuvas, que chegaram provocando mortes e estragos nunca antes verificados. “Há muito tempo não havia um índice pluviométrico bastante alto considerando o curto período, em poucas horas”, disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Felizmente, o temporal de ontem não fez vítimas. (Com informações de divulgação)