imagem carnaval almanaqueO carnaval 2015 do bar e restaurante Almanaque Café, em Barão Geraldo, terá quatro noites de folia e duas matinês.

O tradicional bloco de Barão Geraldo, As Caixeirosas, será responsável pelas matinês nos dias 15 e 17 (domingo e terça), das 17h às 19h. Já entre o sábado (14) e a terça (17), duas bandas se revezam nas marchinhas, sambas e outras melodias nas noites de Carnaval da casa.

As Caixeirosas é um bloco tradicional de rua do distrito de Barão Geraldo, fundado em 2006, pela arte educadora Cristina Bueno, que originou os grupos “Caixeiras da Guia” e “Caixeiras das Nascentes”. Seus integrantes tocam caixa (ou tambor pequeno), instrumento de percussão classificado pela família dos membrafones, com som produzido pela vibração da membrana (pele). É considerado um tambor sagrado por conduzir várias manifestações populares, como Festa do Divino, Congadas, Moçambiques, Folias de Reis, entre outras.

No Brasil, o único lugar que as mulheres tocam tambor em festa sagrada é na Festa do Divino do Maranhão e são conhecidas como Caixeiras. Associados aos ritmos do corpo e da natureza, os tambores foram meio de comunicação entre os homens e seus deuses. Através dos tempos foram ganhando diversas formas, tamanhos e timbres.

Na festa do Almanaque Café, o bloco, que a cada ano traz uma nova boneca gigante, apresenta “Aurelinda Maria”, uma burrinha charmosa, vinda diretamente de Fortaleza (Ceará).

Os ingressos já podem ser adquiridos no Almanaque Café. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Carnaval: Matinês e folia
Local: Almanaque Café. Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3249-0014

Matinês
Data: domingo (15) e na terça-feira (17)
Horário: das 17h às 19h
Entrada: R$ 25

Carnaval Salão do Almanaque
Data: sábado (14), domingo (15), segunda (16), e terça (17)
Horário: a partir das 22h
Entrada: R$ 50