Foto: Fernanda Mafra/Pref.OlindaO Programa de DST/Aids e Hepatites virais da Secretaria de Saúde de Campinas irá distribuir preservativos masculinos durante os eventos formais do Carnaval da cidade e nos terminais Central, Barão Geraldo, Ouro Verde, Anchieta e Campo Grande.

A ação, que tem por objetivo ampliar o acesso aos preservativos e enfrentar as doenças sexualmente transmissíveis e seus agravos, irá envolver 50 profissionais de saúde. A estimativa é que 90 mil preservativos sejam distribuídos. Esse tipo de ação, já tradicional no Brasil dá sensação de que a população só tem relação sexual no Carnaval. Será que se distribuíssem 10 mil preservativos em ações mensais durante o ano não seria mais eficiente?

A distribuição dos preservativos durante a abertura da programação do Carnaval 2015 no dia 13; os desfiles das escolas de samba (dias 15 e 16); as apresentações do Trio Elétrico com Cecéu Muniz nos dias 14 e 17 à noite e nos desfiles de blocos City Banda e Unidos do Candinho, no dia 7 fevereiro.

O coordenador do Programa de DST/Aids e Hepatites virais, Josué Lima, reforça que o preservativo ainda é o maior aliado na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e que as ações são realizadas durante todo o ano. “Qualquer pessoa pode procurar os centros de saúde, onde terá acesso aos preservativos e às informações”, disse Lima.

Para saber mais sobre Aids, camisinhas e teste de HIV gratuito, anônimo e com diagnóstico rápido, a população pode procurar o Centro de Referência em DST/Aids. Os testes gratuitos de HIV são feitos por dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Regente Feijó, 637, telefone 3236–3711, e no Complexo Hospitalar Ouro Verde, Avenida Rui Rodrigues, 3434, telefone 3226-7475. Os dois serviços funcionam o ano todo. O resultado é informado no mesmo dia.