2002_capa_release_Performance_FEVA 16ª edição do projeto “Performance”, que acontece no Sesc Campinas entre os dias 24 e 28 de fevereiro, terá a participação do Coletivo ES3, de Natal (RN), para a realização de cinco ações performáticas e uma oficina gratuita.

Formado pelos artistas André Bezerra e Chrystine Silva, o coletivo discute o corpo e seus espaços políticos na contemporaneidade, através de temas como raça, etnia, imagem, história, movimento, individualidade e compartilhamento social. Todas as atividades são gratuitas e acontecem em vários espaços do Sesc.

Veja abaixo mais detalhes da programação do projeto Performance de fevereiro:

COLETIVO ES3, 24 a 28 de fevereiro 

DIA 24 – performance O QUE É PERFORMANCE?
O performer André Bezerra pede ao público que sorteie e levante aleatoriamente placas com diversas nomenclaturas características da performance. Em frente a uma mesa com materiais instalados, o performer propõe um arranjo e ações decididos na hora, criando uma resposta possível ao recorte proposto nas placas. Duração: 120 minutos. Classificação indicativa: livre.
Data: Dia 24, terça, às 12h30.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS

DIA 26 – performance A HISTÓRIA NÃO NOS ENSINOU NADA
O performer batalha com sua própria presença no mundo para perguntar: o que sabemos nós de nós mesmos? O artista propõe um olhar distinto sobre como somos descendentes de cada pequeno evento que nos precedeu no universo, no continente, no país e no mundo. Duração: 180 minutos. Classificação indicativa: livre.
Data: Dia 26, quinta, às 18h30.
Local: Sala de Múltiplo Uso 1.
GRÁTIS

DIA 27 – performance BRANCO NO PRETO
Performance criada a partir das experiências da artista Chrystinne Silva com seu próprio corpo. Diante de sua certidão de nascimento, que a descreve como “branca”, de seu pai negro, mãe branca e suas descendências indígenas, a performer desenha as linhas de seu corpo rasgando uma fina e falsa pele branca e revelando sua cor e presença, nascida da miscigenação entre diferentes etnias. Duração: 20 minutos. Classificação indicativa: livre.
Data: Dia 27, sexta, às 13h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS

DIA 27 – performance EQUILÍBRIO (HÁ EQUILÍBRIO QUANDO SE MOVE DE SI?)
Dois performers criam espaços que põem em conflito vontade e ação, esforço e objetivo. A ideia de equilíbrio é investigada nessa performance através do espaço de ação do corpo: é possível permanecer em equilíbrio estando num mundo e sendo um corpo que não cessa de mover-se de si? É possível saber se o corpo está em equilíbrio quando desejo e realidade, esforço e ação não concordam mais um com o outro? Duração: aproximadamente 60 minutos. Classificação indicativa: livre.
Data: Dia 27, sexta, às 19h.
Local: Entrada da Unidade.
GRÁTIS

DIA 28 – performance MOVIMENTO-MOMENTO – FRAGMENTOS NO TEMPO
A partir de imagens criadas pelos performers através de um scanner, o público é convidado a criar suas próprias imagens, explorando esta plataforma e refletindo sobre a interação entre movimento do corpo e da íris da máquina, para pensar distintas pontes de relação entre corpo, performance e fotografia. Duração: 180 minutos. Classificação indicativa: livre.
Data: Dia 28, sábado, às 13h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS

DIAS 24 e 25 – oficina CORPO-EXPERIÊNCIA
A atividade será dividida em três partes: uma teórica; outra prática, visando a criação de uma performance coletiva que discuta o contexto onde os participantes vivem e produzem; e uma 3ª etapa, por meio da qual os participantes apresentam o resultado da oficina na Área de Convivência do Sesc Campinas. História, espaço-tempo, presença e ética são aspectos discutidos durante a realização da atividade. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.
Oficina: Dias 24 e 25, terça e quarta, das 18h30 às 21h30, na Sala de Múltiplo Uso 1. Classificação indicativa: 16 anos.
Apresentação resultante da oficina: Dia 26, quinta, às 13h, na Área de Convivência e Sala de Múltiplo Uso 1. Classificação indicativa: livre.
GRÁTIS

(Carta Campinas com informações de divulgação)