blue_velvet3Entre 26 e 29 de janeiro, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas o ciclo ‘O Estranho Mundo de David Lynch’, com curadoria de Laerte Ziggiatti e colaboração de Ralf Giesse.

O ciclo exibirá quatro filmes do cineasta, sempre às 19h. Serão exibidos os filmes: “Eraserhead”, “Veludo Azul”, “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer” e “Twin Peaks – Piloto”.

David Keith Lynch é um diretor, roteirista, produtor, artista visual, músico e ocasional ator norte-americano. Conhecido por seus filmes surrealistas, ele desenvolveu seu próprio estilo cinematográfico, que foi chamado de “Lynchiano”, que é caracterizado por imagens de sonhos e meticuloso desenho sonoro. Na verdade, o surreal e, em muitos casos, os elementos violentos de seus filmes lhes deram a reputação de “perturbar, ofender ou mistificar” seus públicos.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes da programação do ciclo:

Segunda-feira, 26 de Janeiro – 19h
ERASERHEAD
Henry Spencer (Jack Nance) é um reservado operário de uma fábrica que se vê obrigado a casar com Mary X, uma antiga namorada que se diz grávida dele. O bebê nasce uma aberração, que faz com que Mary abandone Henry para ele cuidar da ‘criatura’ sozinho. O filme é muito mais do que um simples enredo, por isso, o crítico do The Guardian, Peter Bradshaw, em uma sucinta análise, definiu Eraserhead como um “pesadelo em preto e branco de horror e ansiedade”, para em seguida descrevê-lo como “belo e estranho”. EUA, 1977. Preto e Branco, 85 min.

Terça-feira, 27 de Janeiro – 19h
BLUE VELVET (VELUDO AZUL)
Sob a aparente serenidade de uma pequena cidade, existe um mundo obscuro onde o imprevisto é normal. É o reino assustador de Veludo Azul. Veludo Azul é uma “mistura chocante, profundamente perturbadora e assustadora entre os sentimentos sinceros e os horrorizantes” (Newsweek).
O inocente Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) percebe que sua perfeita cidade natal não é tão normal assim, quando ele descobre uma orelha humana em um terreno baldio. Sua investigação o leva a um tentador e erótico mistério envolvendo uma perturbada cantora de boate (Isabella Rossellini) e um sádico viciado (Dennis Hopper). EUA, 1986, 120 min.

Quarta-feira, 28 de Janeiro – 19h
TWIN PEAKS: A FIRE WALK WITH ME ( TWIN PEAKS: OS ÚLTIMOS DIAS DE LAURA PALMER )
O agente do FBI Chet Desmond (Chris Isaak) e seu parceiro Sam Stanley (Kiefer Sutherland) investigam o assassinato da garçonete Teresa, em uma pequena cidade do estado de Washington. Após descobrir uma pista do misterioso crime, Chet desaparece a alguns quilômetros da cidade de Twin Peaks. Um ano depois, outra morte parece estar conectada a este acontecimento: o assassinato de Laura Palmer (Sheryl Lee), uma adolescente problemática e viciada em drogas. Os últimos dias de vida da garota podem ajudar a solucionar os mistérios deste crime. EUA/França, 1992, 120 min.

Quinta-feira, 29 de Janeiro – 19h
TWIN PEAKS – PILOTO
Lançamento inédito do filme piloto da série “Twin Peaks” apresentado, inicialmente, aos diretores da rede de televisão ABC norte-americana. Trata-se do prólogo e do epílogo que descrevem o misterioso assassinato de Laura Palmer, habitante da pequena cidade Twin Peaks. 1990. 115 min.

Local:
MIS – Palácio dos Azulejos (Rua Regente Feijó, 859, no Centro)