Campinas consegue mais tempo para assumir gastos com iluminação pública

A Prefeitura de Campinas obteve liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública, ao pedido judicial para que a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) continue respondendo pelo sistema de iluminação pública da cidade até que seja finalizada a licitação para contratação de empresa especializada.

A transferência da gestão do serviço, das distribuidoras de energia elétrica para os governos municipais, é exigência de uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Porém, o processo de licitação para a contratação da empresa especializada ainda não ficou pronto em Campinas, porque foram necessárias adequações recomendadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Entenda o caso: Aneel decide que lucro da iluminação pública é das empresas e o prejuízo, das prefeituras

Quando a empresa especializada for contratada, com previsão para a abertura dos envelopes da licitação para o próximo mês, a Prefeitura assumirá o serviço. Enquanto isso, de acordo com a liminar, a CPFL continuará obrigada a executar todas as obras e ações necessárias para a manutenção, conservação, melhoria e ampliação do sistema de iluminação ou substituição de lâmpadas.

A liminar foi concedida pelo juiz Mauro Iuji Fukumoto na segunda-feira, dia 12. O prefeito Jonas Donizette se reuniu na tarde ontem (terça-feira) com a direção da CPFL, que já retomou os trabalhos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

8 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

9 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

10 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

16 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago