O vereador Rafael Zimbaldi (PP) foi eleito na manhã desta terça-feira (16/12), o novo presidente da Câmara Municipal de Campinas. Ele substitui Campos Filho (DEM), e vai comandar o Legislativo no biênio 2015/2016.

Camara - Rafael Zimbaldi
Zimbaldi, eleito presidente da Câmara de Campinas

A Mesa Diretora, também eleita, terá representação de nada menos do que nove partidos, mostrando a fragmentação política brasileira. O vereador Luiz Henrique Cirilo-PSDB  será o 1º vice-presidente, Aurélio Cláudio-PDT (2º vice-presidente), Elias Azevedo-PSB (1º secretário), Campos Filho-DEM (2º secretário), Vinícius Gratti-PSD (3º secretario) e Tico Costa-SDD (4º secretário). O vereador Jorge Schneider (PTB) foi eleito corregedor e Cidão Santos (PROS), o corregedor-substituto.

A eleição teve três candidatos, sendo que Zimbaldi teve 28 votos, Pedro Tourinho (PT), três votos e Paulo Bufalo (PSOL), um.

O vereador Artur Orsi (PSDB) foi o único ausente na sessão.
O vereador Rafael Zimbaldi iniciou em 2013 seu terceiro mandato consecutivo. Em 2014, assumiu a liderança de governo na Câmara. O novo presidente disse que a votação expressiva e a diversidade de partidos na composição da Mesa são indicativos de unidade da Casa. “Temos nove partidos na Mesa e isso demonstra que a Casa está unida”, avalia.
“Cumprimento o presidente eleito e desejo que ele possa conduzir a Casa a cumprir sua função primordial, que é a de fiscalização”, afirmou o vereador Pedro Tourinho, um dos dois candidatos de oposição. (Com informações de divulgação)