cd108d35f87f50ac838ca87a366bf015Após o fechamento do Cine Topázio, que privilegiava a exibição de filmes “de arte” e não apenas produções do circuito comercial, os frequentadores do cinema e a população de Campinas, de forma geral, ficou carente de um local de exibição que contraste com as salas dos shoppings, onde quase não há espaço para as cinematografias europeia, asiática e latina (incluindo a nacional). As exibições nessas salas basicamente limitam-se às produções de Hollywood e não oferecem ao público outro tipo de produção cinematográfica.

Diante dessa realidade, um manifesto está sendo organizado pelas redes sociais a favor da criação de uma sala de cinema gratuito no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Atualmente, o Museu é um grande polo de exibições gratuitas de filmes dos mais variados tipos, a maioria está fora do circuito comercial. Os filmes são exibidos em vários ciclos organizados pelos próprios frequentadores do Museu, mas, se a qualidade do que é exibido no Museu é indiscutível, a infraestrutura para a exibição e também para receber o público deixa a desejar.

No início de 2014 foi noticiado que o MIS receberia R$ 1,3 milhão do Ministério da Cultura para reforma do prédio. Na oportunidade foi dito que dentre as reformas previstas estava a conclusão da sala de cinema. Passado quase um ano nada foi feito, desta forma,a manifestação nas redes sociais também busca cobrar alguma explicação, até porque tornou-se urgente dado os últimos acontecimentos a conclusão da sala de cinema e as devidas reformas que tornem o Museu da Imagem e do Som (MIS) adequado para receber um público que busca acesso à cultura.

O manifesto está marcado para o dia 31 de janeiro, sábado, no próprio Museu. Um evento criado nas redes sociais busca convidar os frequentadores órfãos do Cine Topázio e demais cidadãos da Região Metropolitana de Campinas a manifestarem-se a favor da conclusão da sala de cinema no MIS, além de melhores condições de acesso por meio de iluminação adequada, estacionamento, segurança e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Uma petição online também foi aberta a favor da criação da sala. Ela pode ser assinada AQUI. A petição já está com mais de 500 assinaturas. O objetivo é chegar a 750. (Carta Campinas com informações de divulgação)