Justiça interdita estádio do Rio Branco, em Americana, por falta de segurança

A Justiça concedeu liminar ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) nesta sexta-feira (19/12) interditando o Estádio Dr. Décio Vitta, em Americana, onde não mais poderão ser promovidos jogos de futebol ou outros eventos, até que as irregularidades sejam sanadas. A interdição foi decretada em razão da falta de segurança no estádio, o que coloca em risco a saúde e a vida dos frequentadores.

A decisão foi proferida em ação civil pública ajuizada pelos Promotores de Justiça Luis Henrique Scanferla e Fernando Novelli Bianchini após a constatação de que o estádio, pertencente ao Rio Branco Esporte Clube e sob administração do Município, não conseguiu a renovação do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, vencido em 26 de novembro.

A renovação do auto de vistoria foi negado porque o Corpo de Bombeiros diagnosticou 17 irregularidades no estádio, especialmente em relação a equipamentos de combate a incêndios,  saídas de emergência, falta de proteção da bomba de incêndio, central de gás sem proteção por extintores,  hidrantes sem equipamento e captação de água de incêndio sem reserva mínima, falhas no sistema de proteção contra raios e problemas nas rotas de fuga.

Ao conceder a liminar, o Juiz Elói Estevão Troly, da 4ª Vara Cível de Americana, fundamentam que as irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros “em conjunto, colocam em risco a vida, a saúde e segurança do público usuário (torcedores, frequentadores de outros eventos) e das pessoas atuantes nos espetáculos e funcionários, bens prioritários protegidos pela Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor e demais leis federais e estaduais que regulam os espetáculos públicos”.

Além da interdição foi determinada a lacração do estádio por Oficial de Justiça. A decisão também fixa multa de R$ 100 mil para cada evento que vier a ser realizado em descumprimento à liminar. Cabe recurso da decisão.(Carta Campinas com informações do MP)

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

1 day ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

1 day ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

2 days ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

3 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

3 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

3 days ago