Ana Cotta CC - misériaO Estado de São Paulo, mais rico da federação e governado pelo PSDB há 20 anos, é o estado que mais contribuiu para o aumento da miséria no Brasil no ano de 2013, segundo conclusão de estudo feito a pedido da Folha de S. Paulo. 2013 foi o ano em que a miséria parou de cair no Brasil pela primeira vez desde 2003, primeiro ano do governo Lula. O estudo foi feito por  pesquisados associados ao Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade(Iets) com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2013, o aumento de pessoas extremamente pobres foi de 834 mil, 125 mil viviam em São Paulo, cerca de 15%. Em nenhum outro Estado, mesmo na Região Nordeste, a mais pobre, o aumento do número de miseráveis foi maior. Em segundo lugar está o Maranhão e em terceiro, o Pará. O Nordeste, no entanto, ainda é a região com maior número de miseráveis, 3,6 milhões, mais da metade do total de pessoas extremamente pobres do país.

Três estados nordestinos, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, estão entre os que menos contribuíram para a evolução da miséria em 2013, segundo o estudo. Na Bahia, o número de miseráveis diminuiu. Além dela, só o Distrito Federal teve também decréscimo. (Com informações do 247)