O Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, realiza nos dias 9 e 12 de dezembro, terça e sexta-feira, exibição de filmes gratuitas e abertas ao público em geral.
No dia 9, será exibido o documentário “20 Centavos”, de Tiago Tambelli. O filme retrata a agitação social e política desencadeada pela luta contra o aumento nas tarifas do transporte público em São Paulo, em junho de 2013, e segue o desenvolvimento desses primeiros protestos que ganharam escala nacional e cujos frutos e repercussões ainda estão nas ruas. O filme procura ser um relato polifônico de várias posturas e ideias que permearam aqueles acontecimentos. Não esgota o assunto, ao contrário: traz diversos elementos disparadores para discussões sobre reivindicações populares, politização da sociedade, construção da democracia, representação política e partidária, o papel da mídia e do jornalismo independente, entre outros. (53min) A exibição acontece às 16h e às 19h.
Já no dia 12, a Casa do Lago traz uma “Mostra de Filmes Regionais”, com a exibição de diversos curtas-metragens. Serão exibidos os filmes:
“Espectro”, de Fernando Negrovk, que aborda com sutileza o mundo imaginário do autista, as angústias e expectativas que a família que vive essa situação enfrenta. (15min)
“Cartas na Manga”, de Michel Franco. A vida nem sempre é tão bela, principalmente para Tony Phelps. Filho de um Gangster, Tony “Joga” a vida a todo momento. Mas quem parece mesmo se importar com ele, acaba por traí-lo, atingindo-o bem no peito. (20min)
“La Rose”, de Tiara Félix. Os atores vestem a pele de Mathilde e Jacques, dois viúvos à beira dos 70 anos, que se conhecem em um parque na França. Como raramente recebe visitas, a primeira inventa que se casará com o novo amigo, para forçar os filhos a lhe fazerem companhia em um jantar, como nos velhos tempos. O argumento, trabalhado com delicadeza no roteiro, também assinado por Tiara, revela a realidade dos idosos que vivem praticamente abandonados. (14min)
“Vocês que Chegam”, de Fabio Waki. Ambientada na Campinas de 1930, Vocês que chegam narra a história de uma jovem e humilde professora que vem da França para cuidar dos filhos de um burguês. Sua nova vida parece promissora, mas uma série de problemas lhe sobrevém depois que o burguês não aparece para buscá-la na estação, uma estação pouco movimentada e que se encontra em uma região na qual mulheres têm desaparecido misteriosamente. (20min)
“Livro da Salvação”, de Flávio Carnielli. Uma nova bíblia será escrita – do homem para homem. O verdadeiro renascimento humano significa reinventar nossas concepções de vida e morte! (15min)
“Aqui Jazz”, de Albert Moreira. A volta de um velho músico à vida para revisitar seu local preferido. Um passeio no realismo fantástico e no universo do jazz. (15min)
“O Acampamento”, de Iberê Pereira. Amigos vão acampar e enfrentam perigos sobrenaturais. Afinal, em quem se pode confiar? Quem é o responsável pelos acontecimentos? Uma aventura teen. (16min)
“Dos 80 aos 40/50”, de Kit Menezes. Em 2009, pouco depois de completar 40 anos, tive momentos nostálgicos e decidi revisitar o passado. Foi aí que a surgiu a ideia de fazer um documentário sobre os anos 80 em Piracicaba, a partir de um ponto de vista de quem já tinha 40 anos – ou mais. O vídeo é composto por entrevistas com pessoas e imagens da época. (15min)
As exibições dos curtas acontecem às 16h e às 19h. A duração total das exibições é de 2h10min. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)