Andrei CC - tempestadeA Defesa Civil de Campinas está em alerta por causa de chuvas que deverão continuar nos próximos cinco dias. Imagens de satélite desta terça-feira, 23 de dezembro, mostram nuvens carregadas entre São Paulo e Paraná, associadas à presença de uma frente fria. Esse sistema volta a deixar o tempo chuvoso nos próximos dias com chances de elevadas de chuvas fortes e previsão de acumulados de precipitação significativos no estado.

Campinas e mais seis cidades da região (Americana, Cosmópolis, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré) entraram em estado de atenção por causa do acumulado de chuvas nas últimas 72 horas, segundo a Coordenadoria Regional de Defesa Civil. O estado de atenção se deve ao alto índice de chuvas, que pode causar alagamentos.

O limite estipulado é de 80mm de chuvas e Campinas chegou ao acumulado de 91,1mm em três dias. As chuvas que caíram entre segunda-feira, 22 de dezembro e esta terça-feira, 23 de dezembro, provocaram alagamentos em imóveis nas regiões se noroeste da cidade e queda de árvore na Vila Brandina. Os alagamentos de imóveis ocorreram, um no Jardim Santa Rosa e dois na Cidade Campinas.

Santa Bárbara d’Oeste tem acumulado 159,4mm de chuva, o maior índice da região de acordo com o boletim da Defesa Civil. O segundo maior índice é de Monte Mor com 118,5mm. Americana teve 85,7mm, Cosmópolis 89mm, Nova Odessa 87mm e Sumaré com 85,7mm. Os demais municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas estão em estado de observação.

Previsão do tempo
Para esta terça-feira, 23 de dezembro – A frente fria avança e o tempo segue instável e chuvoso no leste, nordeste e norte de São Paulo desde a madrugada e persistindo no decorrer do dia, causando chuva fracas e fraco moderadas persistentes/intermitentes acompanhadas de pontos de chuvas mais intensas.
Quarta-feira (24/12): No extremo leste e ao longo da divisa com Minas o tempo segue com chuvas
intermitentes ao longo do dia enquanto nas demais regiões as chuvas perdem intensidade, mas ainda ocorrem chuvas fracas breves e localizadas dispersas pelo Estado.
Quinta-feira (25/12): Na faixa leste o tempo segue com ampla nebulosidade e com chuvas rápidas a qualquer horário do dia alternadas com períodos de melhoria. No interior as temperaturas elevadas e umidade favorecem a formação de pancadas de chuva rápidas e localizadas.
Sexta- feira (26/12): O Sol aparece entre nuvens e o tempo volta a ficar abafado, com pancadas de chuva entre a tarde e a noite dispersas pela maior parte das regionais paulistas.