Sem títuloA Mostra Curta Audiovisual chega à sua oitava edição neste mês de novembro e traz várias atividades ligadas à cultura do curta metragem para o público de Campinas. As atividades começam neste domingo, 23, e vão até o dia 5 de dezembro.

No domingo, a partir das 11h30, acontece no Sesc Campinas a mostra “Cineminha” com uma seleção de curtasmetragens voltados ao público infantojuvenil. Serão exibidos os seguintes filmes no teatro do Sesc Campinas: “Pierre e a Mochila” (Brasil, 2014, 10 minutos. Direção: Iuli Gerbase), “A Borracha e o Lápis” (Brasil, 2014, 4 minutos. Direção: Cleiton Cafeu), “Salu e o Cavalo Marinho” (Brasil, 2012, 13 minutos. Direção: Cecília da Fonte), “De Ontem” (Brasil, 2012, 2 minutos. Direção: Marcelo Tannure), “As Aventuras de Minuano Kid” (Brasil, 2014, 10 minutos. Direção: Edison Rodrigues e Pedro Antoniutti) e “O Monstro e a Floresta” (Brasil, 2014, 4 minutos. Direção: Luis Carlos Lima).

Ainda no domingo, às 14h, acontece a vivência “Caminhada Videográfica”. Nela, o público poderá participar do processo de criação de uma obra audiovisual durante uma caminhada a pé, além de aprender sobre elementos técnicos e artísticos envolvidos na elaboração de um curta-metragem, como captação de som e vídeo e edição. O ponto de encontro será a Sala de Atividades 2 do Sesc Campinas.

Na quarta-feira, 26, às 20h, acontece a abertura oficial da Mostra no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, a partir das 19h30, com a exibição de diversos curta metragens. Entre os curtas que serão exibidos estão: “Chá”, de Nando Dalberto; “Confessionário”, de Paulo Evans, “Bonsai”, de Vitor Coldibelli; “Entulho”, de Mabel Lopes, “Ciranda”, de José Carlos Sachetti Júnior e “Vc nem bem chegou”, de Juliana Pfeifer e Janaina Vallim.

No dia 27, quinta-feira, às 12h, acontece uma sessão de curtas-metragens para o público jovem, de 13 a 15 anos no ETECAP, que fica na Av. Cônego Antonio Roccato, s/n, km 3,5 no Jd. Sta Mônica. Serão exibidos os curtas: “Desconsolo”, de Jardel Tambani; “Carregadores do monte”, de Cássio Santos e Julio Lucena; “Vocês que chegam”, de Fabio Waki; “No seu lugar”, de Mariana Garotti e “Lacuna”, de Renata Soares e Leonardo Camargo.  Das 13h30 às 15h, no mesmo local, acontece o bate-papo “Campinas através de seus curtas” com Guilherme Barreto, onde o público poderá conhecer um pouco sobre a história de Campinas através de curtas-metragens produzidos na cidade. Às 19h30 acontece a Sessão Voga, no MIS Campinas, uma sessão de curtas-metragens com temática livre. Serão exibidos “Gotas de fumaça”, de Ane Siderman; “O Homem que pintava músicas”, de Jackson Abacatu; “O Entalhe do Sertão – A Arte de J. Borges”, de Helen Quintans; “Guia prático para escolher o sofá dos seus sonhos”, de Marcelo Engster e “Preto ou Branco!”, de  Alison Zago.

Na sexta-feira, 28, acontecem no MIS Campinas a oficina “Práticas da Direção de Arte em curta-metragem”, das 10h às 18h. A oficina busca introduzir o participante a este segmento a partir de um trecho de roteiro de ficção. Serão abordados aspectos teóricos e práticas de produção. Ainda no MIS, na sexta-feira, às 19h, acontece a Sessão Rink, uma sessão de curtas-metragens com temática livre. No mesmo dia, às 21h, a sessão Paradiso acontece na Pça. Bento Quirino, também serão exibidos curta metragens com temática livre.

No sábado, às 10h30, a Sessão Cineminha acontece no MIS Campinas. Às 15h30, será exibido o curta metragem “Rio Cigano”, dirigido por Julia Zakia no teatro do Sesc. Após a sessão, haverá uma conversa sobre o filme com a diretora. Kaia e Reka são meninas ciganas pertencentes a um grupo de andarilhos. Durante uma viagem, Reka se perde e é raptada por um fazendeiro. Kaia, criada pela família, resolve deixar o acampamento depois de crescida e partir sozinha em busca da amiga. Às 21h, acontece a Sessão Jequitibá, no Centro de Convivência.

10430491_664604106986290_4980774664802236324_nNo domingo, 30, a partir das 10h, as atividades da Mostra no Sesc Campinas se encerram com a oficina “Desenho de Animação” que será ministrada pelas arte-educadoras Koraiça Prince, Marina Medeiros Branco e Maria Paula Ferraz Dias na Sala de Atividades 1. Por meio de desenhos sequenciais e um brinquedo ótico, o zootroscópio, crianças de 5 a 12 anos e adultos interessados podem aprender como funciona o desenho de animação e criar suas próprias cenas animadas de curta duração. Às 16h, ainda no domingo, acontece a Sessão Casablanca no MIS Campinas, e às 18h, o espaço Ideia Coletiva recebe a Sessão Windsor.

No dia 5 de dezembro acontece , das 9h às 21h, a Sessão de Encerramento da Mostra com uma sessão com os curtas-metragens preferidos do público e exibição dos curtas produzidos nas oficinas e confraternização entre realizadores, produtores e amantes da sétima arte. O encerramento acontece na Galeria Sede, no Cambuí.

Com todas as atividades gratuitas, a Mostra Curta Audiovisual promove atividades relacionadas à produção e exibição de conteúdo para filmes em formato de curta-metragem, buscando aproximar o público do processo de produção audiovisual ao mesmo tempo em que fornece espaços para que se tenha contato com as produções mais recentes neste formato. Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas no site da mostra. (Carta Campinas com informações de divulgação)