200 artistas ocuparão 20 espaços de Campinas com mais de 50 apresentações

De 4 a 16 de novembro, a cidade de Campinas e seu cotidiano serão ocupados com espetáculos, performances, saraus, intervenções urbanas, encontros, vivências, filmes e processos criativos. Trata-se do projeto “Cidade Ocupada”, organizado pelo Sesc Campinas, que convida o público a intensificar a poesia da experiência coletiva urbana e ocupar-se da cidade.

Diante de perguntas como “Quanto tempo a cidade e seus moradores dedicam à arte? Qual lugar a arte ocupa em nosso apressado cotidiano?”, entre outras, nasceu a ideia do projeto que traz consigo a provocação de levar a arte para locais inusitados, longe do conforto das salas de espetáculos, em geral permeadas pelo público padrão, acostumado a consumir atividades culturais.

A partir desse deslocamento da arte de seus espaços tradicionais para o espaço da rua, o projeto propõe a reflexão acerca das fronteiras estabelecidas para o fazer artístico, trazendo experiências de coletivos, companhias e artistas que ousaram experimentar esse risco.

A curadoria do projeto preocupou-se em propor atividades que dialogam com os espaços ocupados, flertando com sua arquitetura, brincando com sua função social, ressignificando seu cotidiano. Além do espaço urbano, o Galpão Múltiplo Uso do Sesc Campinas torna-se uma referência dentro do projeto, que o considera um espaço privilegiado para encontros, reflexões e ações artísticas que remetam ao funcionamento da cidade.

Na programação, estão variadas atividades de artes visuais, circo, dança, música, cinema e vídeo, que se dividem entre locais públicos e o Galpão do Sesc,  incluindo três apresentações musicais ligadas ao projeto “Reincorporação Musical dos Homens de Cor”, que conta com a participação do músico e compositor Lívio Tragtenberg e a tradicional banda musical campineira da Corporação dos Homens de Cor.

A programação completa do “Cidade Ocupada” com mais informações pode ser vista AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

15 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

21 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago