Grupo formado por alunos da Unicamp apresenta espetáculo em Portugal

A Cia Histriônica de Teatro, grupo formado por alunos do quarto ano de Artes Cênicas da Unicamp, fará uma turnê de duas semanas em Portugal, no período de 15 a 29 de outubro.

Com expressivo apoio da Unicamp,  a Cia apresentará em Portugal o espetáculo “O Cortiço”, baseado no clássico da literatura brasileira escrito em 1890 por Aluísio Azevedo. O espetáculo estreou em junho de 2013 com direção de Marcelo Lazzaratto e Grácia Navarro. A apresentação da peça integra 25 atores, 04 músicos e 02 técnicos, em grandes movimentos corais, danças e músicas executadas ao vivo. Durante o processo de criação, foram referências matrizes da cultura popular brasileira e portuguesa, tais como Capoeira, Maculelê, Jongo, Lundu, Samba, Fado e Pregões. Por meio desses elementos, o espetáculo retrata a atmosfera das estalagens do Rio de Janeiro no fim do século XIX, as lutas de classe durante o período da abolição da escravatura, a vida privada e social na inter-relação entre as culturas brasileira e estrangeira – predominantemente, a portuguesa.

Além da apresentação, na íntegra, de “O Cortiço”, o grupo fará uma “Demonstração Técnica de Processo Criativo”, na qual apresentará as bases de montagem da peça “O Cortiço”; uma “Palestra Poética” em formato de laboratório, na qual será apresentado o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UNICAMP e uma “Roda de Samba”.

A trajetória da Cia. em Portugal começará em Porto, passará por Santa Maria da Feira, Évora e, por fim, Lisboa. Essa viagem de Intercâmbio Artístico Cultural está sendo promovida pela Reitoria da UNICAMP, Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Câmara de Santa Maria da Feira (Portugal) e Cia Histriônica de Teatro.

Uma campanha no Catarse para arrecadação de fundos que ajudarão nas despesas do grupo em sua passagem por Portugal está aberta até o dia 10 de outubro. A campanha pode ser acessada AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

4 hours ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

5 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

11 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

12 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

13 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

15 hours ago